É sabido que a Microsoft planeja lançar seu serviço de streaming de jogos, o xCloud, ainda este ano. Devido a isto, diversos fabricantes estão desenvolvendo produtos para a utilização da plataforma em diversos dispositivos. Um deles é a 8BitDo, empresa especializada em gamepads alternativos retrô e modernos.

A 8BitDo, para aproveitar parte do projeto retro ja feito do controle do NES (ou nintendinho), realizou uma adaptação, resultando em um controle com o visual do que vem com o console Xbox, porém com o formato que lembra o do videogame NES. O controle foi projetado pensando na compatibilidade tanto com smartphones quanto tablets e possui licença como gamepad oficial para o serviço xCloud e Xbox.

Para que o novo controle da 8BitDo obtivesse a licença de um produto oficial, foi feita uma parceria com a Microsoft para garantir que ele fosse totalmente funcional com o xCloud. Há até programas a parte que permitem a personalização do mapeamento de botões e o ajuste da sensibilidade do manche e gatilho. O produto suporte o carregamento de múltiplos perfis personalizados com diferentes configurações de botões e sensibilidade.

Controle 8Bitdo Sn30 Pro. Fonte: 8BitDo
Controle 8Bitdo Sn30 Pro. Fonte: 8BitDo

Lançamento e disponibilidade

O gamepad desenvolvido com base no controle do Xbox, o SN30 Pro já se encontra em pré-venda na Amazon dos EUA por US$44,99 e será enviado no dia 21 de setembro.

Sobre o xCloud

O xCloud foi lançado durante a E3 de 2018 e anunciado de forma oficial em outubro do mesmo ano. Trata-se de um serviço de streaming de jogos da Microsoft, onde os jogos são executados através de 54 centros de computação em nuvem do Azure, hospedados em 140 países.

A plataforma de streaming de jogos fará parte do Xbox Game Pass e será lançada até o final deste ano.