De acordo o site Nikkei Asian Review, a Sony possui uma fábrica em Tóquio, Japão, capaz de montar um Playstation 4 funcional em apenas 30 segundos. Através de uma linha de montagem de 30 metros com 32 robôs da Mitsubishi, a fábrica Kisarazu é de propriedade integral da Sony e opera desde o lançamento do PS1 (1994). Atualmente há dentro da fábrica apenas 4 trabalhadores, onde dois deles colocam as placas-mãe no início da linha de montagem enquanto os outros dois ficam na parte de embalagem de produtos, o restante é totalmente automatizado.

Como você pôde perceber, as máquinas fazem praticamente tudo o que tem de ser feito para realizar a montagem do Playstation 4. Os robôs são capazes de prender fios, fitas e outras peças flexíveis ao console. O trabalho dos funcionários é somente colocar as placas na linha de produção e empacotar os videogames que já estão prontos.

Robôs da Mitsubishi manipulando fios para montagem do Playstation 4. Fonte: Kento Awashima (Nikkei Asian Review)
Robôs da Mitsubishi manipulando fios para montagem do Playstation 4. Fonte: Kento Awashima (Nikkei Asian Review)

De acordo com o site Nikkei Asian Review:

"Vinte e seis dos 32 robôs da fábrica de Kisarazu são dedicados à tarefa, manejando habilmente os materiais que a maioria dos robôs consideraria muito exigentes."

Não se sabe ainda se o método de fabricação utilizado para montar o PS4 também será reproduzido para o Playstation 5, porém acredita-se que sim ao analisar a capacidade dos robôs. De qualquer forma, a Sony também chegou a anunciar que "ainda está investindo fortemente" no Playstation 4 e os robôs continuarão por um tempo com a função de fabricar o console.

A partir deste ano a Sony passará a fabricar consoles para a geração atual e a próxima geração. Ou seja, serão fabricados os seguintes modelos de videogames: PS4, PS4 Pro, PS5 e PS5 Digital Edition.

O que achou da capacidade de produção de consoles da Sony? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!