O Brasil tem suas famas, muito das quais envolvem comida, carnaval e futebol. E por vezes, mesmo nós, brasileiros, nos encontramos presos aos estereótipos e esquecemos que o Brasil de hoje em dia é um país com muitas produções excelentes em tantas áreas. Uma delas é os games, o Brasil é pioneiro na América Latina na produção de jogos para todas as plataformas e de todos os estilos. Por isso, separamos aqui alguns jogos nacionais que você pode até conhecer, mas aposto que não sabia que eram brasileiros:

Dandara

  • Data de lançamento: 6/fev/2018
  • Desenvolvedora: Long Hat House
  • Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, iOS, Microsoft Windows, Linux, Mac e Android

Abrimos a lista com um nome de peso, Dandara é um game brasileiro que sistemicamente e visualmente pode até ser simples em comparação à grande parte dos jogos modernos, mas Dandara é um jogo que chegou aos 10 melhores jogos do ano da Revista Times no ano de 2018.

Se trata de um Metroidvania brasileiro, com uma mecânica e identidade visual muito conectada à cultura brasileira.Dandara de Palmares foi uma grande guerreira e figura importantíssima no Quilombo de Palmares. Junto com Zumbi, ela definiu a cultura da comunidade e lutou lado a lado com homens e mulheres para defender seu povo.

O jogo Dandara se inspira nessa figura, com uma personagem que luta pela liberdade em promissor game desenvolvido pelo time brasileiro da Long Hat Studios.É difícil fazer um game indie estilo metroidvania uma vez que o mercado está repleto de jogos do gênero de excelente qualidade. Mas o diferencial de Dandara está no seu estilo de gameplay e nas grandes referências à cultura e às histórias Brasileiras. Com a mecânica de gravidade abstrata, Dandara trás uma jogabilidade incrível e única.



Knight of Pen & Paper

  • Data de lançamento inicial: 30 de outubro de 2012
  • Desenvolvedores: Behold Studios, Seaven Studio
  • Plataformas: Xbox One, Nintendo Switch, PlayStation 4, Android, Microsoft Windows, iOS, Linux, macOS, Mac OS Classic

Knights of Pen and Paper traz uma proposta bem diferente para os jogos de RPG, porque praticamente jogamos uma campanha de RPG de mesa. Ele foi desenvolvido pelos brasileiros da Behold Studios e distribuído pela Paradox Interactive.

É um jogo que simula um RPG de mesa e a imaginação dos jogadores que se materializa no fundo, podendo interagir com monstros, história e tudo que acontece. A gameplay se dá em turnos e o jogador controla até 5 jogadores virtuais da campanha, divididos em classes como mago, guerreiro e muitas outras típicas de RPGs clássicos.

ARIDA: Backland’s Awakening

Vídeo incorporado do YouTube

  • Data de lançamento inicial: 15 de agosto de 2019
  • Desenvolvedor: Aoca Game Lab
  • Plataformas: Microsoft Windows, Linux, Mac OS Classic

ARIDA é um jogo extremamente interessante e contextualizado no nordeste brasileiro, o sertão do século XIX. Se trata de um game de aventura e sobrevivência protagonizado pode Cícera, uma jovem garota que vive em uma região inspirada na de Canudos, onde o clima e a terra são duros e oferecem muitos desafios. Os desenvolvedores brasileiros da Aoca Games Lab tiveram apoio da Universidade Estadual da Bahia e historiadores da universidade para adicionar ao projeto uma carga cultural e educativa sobre a região e a história do sertão. Já existe uma sequência em desenvolvimento, ARIDA: Rise of the Brave.

Aritana e a Pena da Harpia

Vídeo incorporado do YouTube

  • Data de lançamento: 15 de agosto de 2014 para PC e 8 de setembro de 2015 para Xbox One
  • Desenvolvedor: Duaik Entretenimento

Aritana é um jogo de plataforma 2D com gráficos 3D Inspirado nas tradições indígenas brasileiras. O jogador controla o índio Aritana em uma missão de enfrentar os espíritos da floresta em busca da Pena da Harpia, um item poderoso que poderia salvar a vida do cacique de sua tribo. O game possui um sistema de posturas que Aritana pode assumir que mudam suas habilidades e a gameplay. Novos golpes e habilidades são aprendidos ao decorrer do game que é bem divertido e possui um visual bonito. Acima de tudo, Aritana é uma celebração das origens brasileiras e apresenta muita informação e carga cultural a respeito dos povos indígenas de nosso país.

Aritana and the Twin Masks

Vídeo incorporado do YouTube

  • Data de lançamento inicial: 16 de agosto de 2019
  • Desenvolvedor: Duaik Entretenimento
  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One

Uma recente continuação de Pena de Harpia, Aritana retorna em um recente game que é radicalmente diferente em estrutura em comparação ao seu antecessor. Twin Masks abandona o gênero plataforma 2D e adota o 3D completo em um jogo que definitivamente lembra os clássicos da Nintendo Zelda.Claro que a ambientação e temática se mantém e Aritana (que nesse jogo pode ser tanto homem como mulher), agora é um jovem adulto e utiliza como arma um arco e flecha. O game possui um conjunto artístico fenomenal em visual e trilha sonora, fazendo da série Aritana uma das melhores coisas que o Brasil produziu em games.