No início deste mês, quando a Konami anunciou que estava adiando o lançamento do TurboGrafx-16 Mini, nos perguntamos se problemas semelhantes de suprimentos causados ​​por quarentenas relacionadas ao coronavírus poderiam afetar o lançamento planejado dos consoles da Sony e da Microsoft para o final do ano.

Em entrevista à CNBC ontem, no entanto, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que a cadeia de suprimentos para seu próximo dispositivo em 2020, incluindo o Xbox Series X, parece relativamente robusta.

Embora Nadella não confirme de imediato que produtos como os tablets Série X, Surface Neo e Surface Duo serão lançados conforme o planejado no quarto trimestre ("Vamos ter que checar novamente"), ele disse que "o suprimento as redes estão voltando. No momento, esse não é o nosso problema real".

XBox X
XBox X

A Microsoft citou sua recente produção de kits de trabalho em casa exigidos por trabalhadores remotos como evidência de que "nos sentimos bem sobre onde estamos em termos de fabricação".

Nadella alertou que o que pode impactar mais o lançamento de produtos é "o que acontece nos Estados Unidos, na Europa e em outros mercados desenvolvidos, no lado da demanda daqui para frente".

Em outras palavras, embora a Microsoft possa criar hardware novo suficiente a tempo para esta temporada de férias, resta saber se as economias impactadas por vírus estarão prontas para comprar esse hardware em quantidades suficientes até então.

Por enquanto, Nadella diz que a Microsoft continuará finalizando sua próxima linha de produtos e observará "a situação em termos de demanda e segurança em termos de pessoas".

No mês passado, o analista da Wedbush Morgan, Michael Pachter, disse que os problemas causados pelo coronavírus deveria se estender até junho para ser tornar um obstáculo ao lançamento do Xbox Series X ou PlayStation 5.

E mesmo que o surto ainda fosse grave na China naquele momento, países como Taiwan ou Vietnã ainda podem fornecer produção por um custo ligeiramente maior, disse ele.

Tudo isso nos leva a crer que diferente de todo o restante do mercado, parece que a Microsoft parece estar bastante segura quanto ao lançamento de seu próximo console e dispositivos em 2020.