Há alguns atrás em vários jogos era necessário ter uma conta na Games For Windows Live, que era basicamente a versão de PC do Xbox Live. Na época era um tanto quanto inovador mas também estava cheio de bugs e muita instabilidade muitas vezes dificultando a vida do jogador ao entrar em uma sessão multiplayer ao invés de ajudá-lo.

Alguns anos depois do lançamento do serviço o mesmo foi descontinuado e trouxe vários tipos de problemas com autenticação de jogos originais, com alguns jogadores necessitando baixar Cracks para poder iniciar os seus jogos favoritos.

Hoje em uma atualização da Steam o serviço foi completamente removido do Grand Theft Auto IV - ou GTA IV - e com essa medida os jogadores ganharam alguns presentes mas também perderam algumas opções e modos de jogo no meio tempo.

Página da Steam do GTA IV: Complete Edition
Página da Steam do GTA IV: Complete Edition

A lista de serviços que foram perdidos é bem pequena mas já faz uma grande diferença na experiência de todos que ainda se divertem jogando com o personagem Niko bellic. Aqui está a lista dos serviços removidos do jogo:

  • Games For Windows Live
  • Modo Multiplayer
  • Leaderboards
  • Rádios RamJam FM, Self-Actualization FM e Vice-City FM

Apesar das perdas dos itens mencionados acima, os jogadores e donos de cópias de GTA IV e GTA IV: Episodes From Liberty City ganharam um pequeno presente: se você só tinha uma das versões do jogo agora receberá Grand Theft Auto IV: Complete Edition que conta com todas as expansões e conteúdo extra do jogo sem nenhum custo adicional.

Outra boa notícia é que os perfis salvos pela Games For Windows Live são compatíveis com a nova versão do jogo, então não se preocupe pois você não perderá nenhum progresso dentro do jogo, já sobre as conquistas que também eram feitas pelo serviços estarão indisponíveis por alguns dias, mas vão estar presentes logo.

Sobre as três estações de rádio citadas acima, elas também estarão indisponíveis apenas temporariamente, necessitando alguns ajustes por parte dos desenvolvedores para colocá-las de volta no jogo, infelizmente o mesmo não pode ser dito sobre o modo Multiplayer e as Leaderboards, que aparentemente estão oficialmente encerrados.

E por último mas não menos importante, a partir de ontem não é mais possível comprar o jogo e as expansões separadamente, somente o Complete Edition com todo o conteúdo relacionado ao jogo.