Half-Life é uma franquia de jogos de tiro em primeira pessoa (first-person) que possuem um modo de história de ficção científica. Os games da série se utilizam da engine (motor gráfico) GoldSrc ou Source, possuem momentos de narrativa e um único jogador para controlar o protagonista.

O personagem principal de Half-Life é Gordon Freeman, funcionário do laboratório Black Mesa Research Facility. Envolvendo o mundo do game, foi lançado dois títulos em primeira pessoa com foco em desvendar quebra-cabeças (puzzles), Portal (2007) e Portal 2 (2011).

Sobre o jogo:

Cena de Half-Life Alyx. Fonte: Valve (Twitter)
Cena de Half-Life Alyx. Fonte: Valve (Twitter)

Half-Life: Alyx tem seu enredo situado entre as histórias de Half-life 1 e 2 e conta com o personagem Alyx, como o próprio titula já diz. A aventura se inicia quando Alyx Vance e seu pai Eli criam em segredo a resistência à invasão de uma raça alienígena misteriosa chamada de The Combine. O jogador terá de levar Alyx a obter a vitória na luta contra os seres de outro mundo para que a humanidade tenha algum futuro.

Apesar da Valve ter criado um aplicativo fantástico para o seu headset VR (virtual reality ou realidade virtual), o Valve Index, Half-Life: Alyx terá compatibilidade com outros fones de ouvido com VR para PC (HTC Vive, Oculus Rift, Oculus Quest e Windows Mixed Reality). Será interessante presenciar a jogabilidade do novo game anunciado pelo estúdio, pois será possível ter uma grande imersão através dos fones de ouvido e VR, possibilitando fortes sensações pela ilusão de estar "na pele do personagem".

Lançamento e disponibilidade:

Half-Life Alyx será lançado dia 23 de março para PC (Steam).

Trailer do jogo:


Requisitos mínimos para jogar Half-Life Alyx no computador:

  • SO: Windows 10
  • Processador: Core i5-7500 / Ryzen 5 1600
  • Memória: 12 GB de RAM
  • Placa de vídeo: GTX 1060 / RX 580 - 6GB VRAM

Requisitos recomendados para jogar Half-Life Alyx no computador:

Ainda não foi disponibilizado oficialmente.