De acordo com a Bloomberg, a empresa chinesa de Internet já comprou vários estúdios de desenvolvimento e direitos de distribuição exclusivos, e está se preparando para lançar seus dois primeiros títulos durante o segundo trimestre de 2020.

Fontes internas da empresa afirmam que a ByteDance tem como alvo específico o mercado gamer buscando seu espaço no mercado que ultimamente é um dos mais lucrativos quando falamos em dispositivos móveis.

Embora a ByteDance já tenha produzido uma série de jogos casuais que geraram receita com base em anúncios, a empresa está interessada em fazer uma mudança estratégica maior para poder começar a atingir gamers "hardcore".

Como tal, seu atual canal de jogos incluirá jogos on-line multi-players com "elementos de fantasia chinesa", que serão construídos por estúdios recém-adquiridos, com muita experiência no gênero.

"A enorme base global de usuários da ByteDance e o investimento em jogos podem torná-lo um grande disruptor no espaço de jogos este ano", disse o analista da Niko Partners Daniel Ahmad, falando à Bloomberg.

É claro que, para fazer algum progresso real, a ByteDance precisará desafiar o domínio da Tencent - e isso não é tarefa fácil. Além de ser o maior player no mercado chinês de jogos para smartphones, a Tencent também tem participações em várias empresas ocidentais, incluindo Riot Games, Supercell e Epic Games.

"No entanto, embora eles possam desenvolver vários títulos de sucesso no mercado chinês, acreditamos que ainda será difícil para eles desafiarem a Tencent de verdade".

É uma situação que significa que, embora a ByteDance possa interromper o monopólio estabelecido pela Tencent, será difícil (por enquanto, pelo menos) representar uma ameaça real ao seu rival chinês.