O Playstation 5 está em desenvolvimento e já possui devkits. Sabemos que o console será muito poderoso pelas declarações que a Sony já fez, mas nem sempre uma grande capacidade de processamento é o suficiente. Por conta disso, a Sony está buscando de várias formas implementar novas funções à próxima geração de seu console, para que haja uma maior imersão e interação ao jogá-lo.

Um dos pontos de inovação trazidos pela desenvolvedora japonesa de consoles é o controle DualShock 5, que irá possuir um feedback tátil mais avançado e a utilização de gatilhos dinâmicos (com pressão adaptável). Entretanto, a Sony está trabalhando em algo bem diferente.

Com o passar dos anos, os jogos foram mudando para se tornar a experiência multiplayer melhor, surgindo assim diversos games online multiplayer. Na grande maioria das vezes achamos que é mais divertido jogar com os amigos, não é mesmo? Mas e quando os jogos são para um único jogador? E se o jogador pudesse compartilhar a sua experiência destes jogos com outro jogador localmente ou na nuvem? É exatamente nisso que a Sony pensou!

No meio do ano passado, a Sony registrou uma patente no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (United States Patent and Trademark Office ou USPTO). Esta patente foi aprovada dia 5 de dezembro deste ano e possui uma longa documentação que descreve como a empresa pretende transformar os jogos single-player em uma experiência multiplayer.

Existem duas formas de obter a experiência citada acima. A primeira delas é a "jogabilidade de controle dividido", onde é dividido partes do controle para dar comandos ao personagem. Cada pessoa ficaria responsável por controlar uma região do controle como, por exemplo, os joysticks para uma pessoa, os gatilhos para outra, os botões de direção para outra e os 4 símbolos para outra. Essa mecânica pode ser utilizada de diversas formas com, por exemplo, no jogo Street Fighter, onde uma pessoa irá controlar os movimentos dos personagens e a outra irá dar socos e chutes.

Jogabilidade de controle dividido. Fonte: Letsgodigital
Jogabilidade de controle dividido. Fonte: Letsgodigital

A segunda opção é o revezamento de controle de um único personagem, onde uma pessoa jogaria, por exemplo, 15 minutos e depois o controle passaria a ser do amigo. Há também a mecânica de pontos, em que quanto melhor o desempenho de um jogador, mais tempo ele poderá jogar. Existe também a opção de uma pessoa (o "capitão") controlar a ordem em que os jogadores presentes irão obter o controle do personagem.

Revezamento de controle. Fonte: Letsgodigital
Revezamento de controle. Fonte: Letsgodigital

Ao jogar por meio de nuvem, aparecerão algumas barreiras, pois as pessoas não irão se conhecer e nem se ver. Neste caso, o "capitão" se utilizará de estatísticas em tempo real para realizar, por exemplo, um ranking de desempenho para decidir melhor qual será a ordem.

A Sony também pretende levar a mesma experiência citada acima para o PSVR, proporcionando assim uma experiência imersiva e ao mesmo tempo mais divertida ao interagir com os amigos através da realidade virtual.

O que achou da ideia da Sony? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: letsgodigital