Nesta semana a Razer, fabricante de periféricos voltados para gamers, revelou um vídeo game portátil chamado Junglecat. O dispositivo portátil já havia sido registrado no início do ano pela Razer Cingapura, então não é supressa ele possua grande semelhança com console da Nintendo, o Switch.

O grande sucesso do Nintendo Switch devido a sua inovação na flexibilidade para se carregar o console e utilizar os controles de forma independente (Joy-Cons) não poderia passar despercebido. Pensando nisso, a Razer, fabricante norte americana, acabou desenvolvendo o Junglecat. Nele temos uma tela no centro, com controles estreitos (comparado aos da Nintendo) e removíveis em cada uma das extremidades. Porém, há uma diferença nos controladores do Switch e do console mobile da Razer, no Junglecat os joysticks estão posicionados simetricamente, já no console da Nintendo o lado esquerdo o joystick está no topo e no lado direito está no meio.

A conexão dos controles removíveis do Junglecat é feita via Bluetooth com a utilização da tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy), presente desde a versão 4.2 do Bluetooth (a empresa não cita qual versão ela utiliza). É possível destacar os controladores da estrutura de encaixe e prende-los a um suporte mais curto (assim como no Nintendo Switch) para conectá-los a smartphones e tablets a uma distância mais confortável.

Estrutura para encaixar os controladores e jogar sem o smartphone no meio. Fonte: Razer
Estrutura para encaixar os controladores e jogar sem o smartphone no meio. Fonte: Razer
Segundo a Razer, a conexão Bluetooth entre os controles e a tela dos smartphones e tablets possui latência baixa, para que haja um bom desempenho nos jogos. Além disso, os controladores da companhia possuem uma autonomia de 100h e pode ser carregado via USB-C.

É importante salientar que compatibilidade do Junglecat, infelizmente, é limitada somente a modelos específicos de smartphones: Razer Phone 2, Galaxy Note 9, Samsung Galaxy S10+ e Huawei P30 Pro. Para qualquer outro modelo, será necessário utilizar o suporte mais curto para encaixar os controles e apoiar o celular em algum lugar para poder jogar. Além disso, ao contrário dos Joy-cons do Switch, os controles do Junglecat não funcionam de maneira independente (lado esquerdo e direito), sendo obrigatório a utilização dos dois ao mesmo tempo.

Razer Junglecat. Fonte: Razer
Razer Junglecat. Fonte: Razer

O Razer Junglecat já está sendo vendido nos EUA pelo valor de US$99. Não há ainda previsão e preço para a chegada do dispositivo no Brasil.

Fonte: Razer Press, Razer