A Riot Games já anunciou que está trabalhando numa versão mobile de League of Legends para competir com os crescentes MOBAs de celulares. Os games mobile têm crescido tanto que no Brasil o jogo mais jogado é Free Fire, um jogo multiplayer online de tiro, já com um cenário competitivo oficial.

Já o League of Legends, MOBA de PC, têm cerca de 200 mil jogadores ativos no Brasil e é um dos maiores e mais importantes nomes em e-sports no mundo. Mas como colocar 14 gigas de conteúdo em um game mobile? A primeira gameplay desse projeto da Riot já foi vazada.

No vídeo é possível perceber algumas coisas interessantes. Primeiro, o formato do game não será vertical como está a gravação do vídeo, na realidade é evidente os cortes laterais onde deverão ter botões de movimentos e habilidades. Também é chamativa a semelhança com a versão atual de computador, tanto as habilidades dos personagens, quanto o mapa e modelos dos personagens, tudo se manteve com uma qualidade gráfica um pouco reduzida.

Além dos aspectos estéticos, o formato do game deverá se manter, porém a um passo mais rápido e dinâmico. Uma partida de LoL tem em média de 30 a 50 minutos, aplicar isso em um jogo mobile é inviável. Portanto, a versão compacta deverá apressar o passo de ganho de level e gold para que dure cerca de 15 minutos uma partida, assim como outros MOBAs mobile. O servidor obviamente também não será integrado com o game de computador justamente por esses motivos, além de que a jogabilidade com mouse e teclado é muito superior do que em uma tela touchscreen.

Não há previsão de lançamento para a nova versão do LoL, porém se sabe que deverá ser nesse ano ainda. No Brasil, porém, devemos ter em mente que o lançamento poderá tardar ainda mais, uma vez que esse tipo de game é testado e lançado primeiramente na Ásia normalmente, para depois vir aos servidores ocidentais.