Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Bath e da University College London, ambas do Reino Unido, realizaram um estudo recentemente que trouxe uma descoberta incrível para os gamers. Segundo os cientistas, jogar nos smartphones é a forma mais eficaz de aliviar o estresse, sendo inclusive mais eficaz do que aplicativos de meditação guiada e minfulness. 

Para chegar a essa conclusão, os especialistas analisaram diferentes atividades que ajudaram pessoas a relaxar após um pico de estresse. Depois, eles compararam os resultados, que mostrou que jogar nos smartphones é mais relaxante. 

Jogar no celular é mais relaxante do que meditação, diz estudo.

De acordo com o estudo, para saber se o método de fato relaxava as pessoas estudadas, foram levados em consideração relaxamento, distanciamento psicológico, controle sobre as atividades e domínio de uma habilidade separada do trabalho. 

A pesquisa

A primeira parte da pesquisa analisou 45 pessoas no total. Os cientistas pediram para que elas realizassem um exercício matemático - que é capaz de gerar estresse semelhante a um dia de trabalho.

Depois, as pessoas foram divididas em três grupos, sendo que o primeiro jogou Block! Hexa Puzzle, o segundo fez um exercício de 10 minutos de meditação guiada e o terceiro sentou-se e relaxou, com a opção de brincar com um fidget spinner. Depois, as pessoas preencheram um formulário avaliando seus níveis de cansaço, calma, tensão e energia.

Grupos estudaram jogaram Block! Hexa Puzzle.

Outro estudo feito com 20 pessoas fez algo a longo prazo. Durante cinco dias todos jogaram nos seus smartphones ou fizeram exercício de meditação guiada depois do trabalho, preenchendo o formulário após cada atividade.

Ambos experimentos mostraram que os participantes que optaram pelo jogo no smartphone relaxaram mais. Eles relataram ter mais energia e se sentirem menos cansados do que aqueles que usaram os aplicativos para relaxar. Portanto, nada de se sentir culpado se tirar uns minutos para jogar no celular depois do trabalho! É uma questão de saúde.

Se você curte jogos em smartphones, olha o nosso quadro chamado Roda Liso, onde testamos os principais jogos em smartphones.

Fonte: the national