Uma polêmica de longa data entre os jogadores é a seguinte: "é melhor jogar em um PC Gamer ou um console?". Embora os consoles no mercado atual, como o XBOX One e PS4 tenham certamente evoluído muito, os PCs Gamers costumam ser a preferência dos jogadores mais experientes (e exigentes). As razões por trás dessa escolha são muitas, e para entender por que essa preferência existe, é útil reconhecer as principais diferenças entre os jogos nos dois sistemas. Isso pode ajudá-lo a determinar se um PC Gamer vai valer a pena para você.

Confira as principais diferenças que você experimentará entre os dois sistemas de jogos.

Precisão no jogo

A principal diferença entre jogar em um PC Gamer e em um console é a maneira como você pode controlar a jogabilidade. De um jogo de tiro em primeira pessoa à um jogo de corrida, a utilização de um PC de jogo permite-lhe controlar tudo de uma forma muito mais precisa. Isso se deve em parte ao fato de você poder escolher como deseja controlar os jogos. Em vez de ficar preso ao controle que acompanha seu console de jogos, você pode escolher se deseja ou não utilizar um mouse e um teclado, ou algum outro controle que tenha adquirido.

O controle no jogo em um PC é muito mais personalizável, o que pode mudar toda a experiência de jogo no PC, que pode ser adaptado às suas próprias preferências pessoais.

Qualidade de gráficos

Se você investir na placa de vídeo correta e na configuração perfeita do monitor de alta qualidade, poderá superar o desempenho de um console com seu PC Gamer. Embora isso dependa muito do hardware do seu PC, com o conhecimento correto, você pode criar um PC Gamer que lhe permita desfrutar de gráficos superiores durante o jogo.

 

Não só a qualidade superior de gráficos é agradável para a sua experiência visual de um jogo, mas também pode ajudá-lo a perceber detalhes importantes, que melhoram suas habilidades de jogo. Além disso, um console não pode ser atualizado da mesma maneira que um PC Gamer, o que significa que não há como melhorar a qualidade dos gráficos que você vê com novas peças de hardware.

Durabilidade

A tecnologia está sempre evoluindo, mas, depois de comprar um console de jogos, você ficará preso à mesma tecnologia, sem poder melhorar as peças. Isso pode fazer com que um console de jogos se torne obsoleto rapidamente, o levando a uma nova compra em um futuro próximo.

Por outro lado, em um PC Gamer, conforme a tecnologia avança, basta substituir as peças, conforme necessário. Isso permite que você mantenha o sistema em constante aperfeiçoamento. Não é apenas um benefício para economizar dinheiro, mas também é melhor para o meio ambiente, já que o descarte de lixo tecnológico é muito menor.

Opções de jogo

Outra grande diferença que você verá entre um console e PC Gamer é o número de jogos disponíveis, assim como o custo desses jogos. Com consoles, você está limitado aos jogos que foram criados especificamente para o seu sistema. Este aspecto também faz com que os preços dos jogos permaneçam altos, mesmo após muito tempo do lançamento do título.

Por outro lado, quando você utiliza um PC Gamer, você tem uma gama muito maior de jogos. Há muitos jogos que estão disponíveis para PC muito antes de chegarem ao mercado dos consoles ou, em alguns casos, jogos que nunca chegarão para Xbox e Playstation. Você também pode encontrar preços mais baixos, à medida que faz compras em um mercado aberto, em vez de em uma loja proprietária, como a loja da Microsoft.

Assinaturas

Outra diferença ao escolher um PC Gamer em vez de um console é que você não precisará fazer tantas assinaturas. Por exemplo, para jogar com vários jogadores em um console, você precisa adquirir uma assinatura. Este é geralmente um custo relativamente baixo, mas com o tempo, esse dinheiro poderia ter sido investido em algo melhor.

Com um PC Gamer você pode jogar multiplayer sem uma assinatura, o que significa mais dinheiro no seu bolso para melhorias no seu PC, ou para comprar novos jogos.

Como criar um PC Gamer 

Embora isso possa soar meio tendencioso, o fato é que a experiência de jogo é superior quando você compara um PC Gamer de alta qualidade à um console, independente de ser Xbox, Playstation ou Nintendo Switch. No entanto, a chave para aproveitar esses benefícios é investir em um PC premium, projetado para jogos. Seu velho notebook ou desktop não vai funcionar.

Um PC com hardware mais simples não terá capacidade para produzir a experiência de jogos de alta qualidade. Se você não tem o valor necessário para investir em um PC Gamer potente, então é melhor optar por um console. No entanto, com o investimento certo, você pode ter a melhor experiência de jogos da atualidade.