No último dia 5 de junho, em transmissão, a Nintendo trouxe detalhes de Pokémon Sword & Shield, tivemos a exibição de uma gameplay, mostrando os novos Pokémons, Wooloo, Corviknight,  Gossifleur (e sua evolução Eldegoss) e Drednaw.

Como era de se imaginar, os Pokémons lendários, Zacian (Sword) e Zamazenta (Shield), também apareceram.

Essas notícias animaram os fãs, mas outras nem tanto.

Na tentativa de entregar a melhor experiência possível sem que isso impacte no lançamento, foi revelado durante a Nintendo Treehouse na E3 2019 que Pokémon Sword & Shield não terá suporte para os Pokémons de todas as gerações.

Neste primeiro momento serão disponibilizados os Pokémons de Galar, independente de geração. Mas não ficou claro se depois o suporte para os demais Pokémons serão incluídos.

Vale lembrar que em versões anteriores, através do Pokémon Bank, era possível realizar as transferências de Pokémons. Agora, mesmo que o jogador tente transferir algum Pokémons via Pokémon Home não irá conseguir pois a Pokédex só permitirá a inclusão de Pokémons da região de Galar.

Por hora, vamos nos concentrar nas novidades que fizeram os fãs ficarem animados, o Dynamax, uma função que torna os Pokémon gigantes e potencializam suas respectivas habilidades uma vez por partida, sendo que ela durará por três turnos e, ainda, as batalhas Max Raid Battle, permitirão que até quatro treinadores se reúnem de maneira cooperativa pra enfrentar um Pokémon selvagem na transformação Dynamax. 

Nos EUA os jogos poderão ser comprados separadamente ou em um pacote com os dois jogos.