De acordo com uma pesquisa da Intel, o número de jogadores de smartphone é praticamente o dobro dos que usam os consoles. Em um levantamento realizado com 500 pessoas, cerca de 82% delas disse que prefere jogar em smartphones, já os que preferem os consoles a soma é de 44%.

Em comparação com os "PC gamers", as plataformas maiores acabam perdendo a popularidade, sendo que 60% dos jogadores preferem os notebooks, já os desktops ganham a preferência de 69% do total.

Carlos Buarque, diretor de marketing da Intel, disse que as recentes mudanças no paradigma da indústria brasileira de games reflete o fato atual: "Há celulares desenvolvidos pensados no público gamer. E, preferencialmente, para o público gamer feminino, que superou o masculino em 2016 e se mantém até então". 

Intel

Em relação ao mercado de computadores e notebooks, os números apontados mostram uma mudança recente na curva de intenção de jogadores. "O motivo das pessoas comprarem PC, no fundo, é diversão. O que elas querem é se divertir. E querem se divertir melhor e mais barato", revela.

"Normalmente, o gamer prioriza na compra do computador os componentes mais difíceis de trocar depois, como a placa mãe e o processador, seguidos da placa de vídeo, e acaba deixando o HD, storage e memória para trocar depois, que não são tão caros". 

Uma parcela considerável de jogadores de PC (48%), segundo Buarque, acabam montando suas próprias máquinas para jogar, mesmo com as opções gamers já existentes.

Por enquanto, a tendência atual no mundo dos games está voltada aos smartphones, ao menos no Brasil. O futuro imediato não deverá ter muitas mudanças.