Seu console pode te proporcionar momentos incríveis com jogos, filmes e conteúdo de realidade virtual. No entanto, você pode começar a notar alguma lentidão se deixar a poeira acumular com o tempo. Para manter seu console funcionando da maneira mais eficiente possível, você precisa mantê-lo limpo. Felizmente, esta é uma tarefa fácil que deve levar apenas cerca de 10 minutos do seu tempo, desde que você mantenha a manutenção. Confira abaixo importantes dicas de como limpar o seu console PlayStation, Xbox ou Nintendo Switch.

Porque o óculos VR causa tontura e como evitar?

Antes de começar a limpar o seu console

É basicamente impossível manter seu sistema totalmente livre de poeira, mas há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a minimizar a quantidade de detritos que você precisa limpar. Apenas tenha em mente que o console console é essencialmente um imã de poeira. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a manter seu console limpo.

  • Mantenha-o longe de animais de estimação: Se você tiver cães ou gatos, tente manter o console o mais longe possível do chão, para que os pêlos dos animais não fiquem presos no sistema.
  • Evite superfícies de vidro: o vidro já tem uma tendência a atrair poeira, por isso, se você manter seu console em uma mesa ou qualquer outra superfície de vidro, pode esperar que seu sistema precise de uma boa limpeza aproximadamente uma vez por semana. Você pode configurar seu sistema em uma orientação vertical ou investir em uma case protetora contra poeira.
  • Não mantenha o console em um espaço fechado: Isso pode não apenas causar o superaquecimento do sistema, como também a poeira se acumulará nesses espaços.
  • Não fume perto: A fumaça do cigarro causa um acúmulo mais rápido de sujeira, e isso definitivamente inclui seu console.
  • Não desmonte o seu console para tentar limpar o interior: Isso não só anula completamente a sua garantia, como também existe uma maior probabilidade de estragar seu console, especialmente se você não for um profissional.

Use o ar comprimido para limpar o seu videogame

Seu console é coberto, e possui aberturas normalmente localizadas na frente, nas laterais e atrás do sistema, e elas têm uma tendência a ficar absolutamente cobertas de poeira. Para cuidar disso tudo o que você precisa fazer é seguir estes passos:

  1. Aponte o bocal do ar comprimido para as aberturas. Certifique-se de mantê-lo a cerca de 1-2 polegadas do respiradouro.
  2. Certifique-se de que a lata esteja na posição vertical, para evitar que qualquer umidade entre no console.
  3. Pulverize em rajadas de curtas medidas.
  4. Periodicamente, olhe para as aberturas,p para garantir que você consome toda a poeira.
  5. Pegue seu pano de microfibra para limpar qualquer poeira ou resíduo que possa ter se soltado em outro lugar no console.

Usando um pano de microfibra

Panos de microfibra são outras ferramentas infinitamente úteis quando se trata de limpar todos os seus equipamentos de tecnologia. Quando você pensa neles, pode se lembrar que são bons para óculos, telas ou computadores, mas eles podem muito mais! Há muitos usos para eles, inclusive com o seu PlayStation, Xbox ou Nintendo Switch também. Isso porque eles costumam fisgar a poeira.

  1. Use o pano para limpar a parte superior, lateral, frontal e traseira do console.
  2. Se o pano estiver mostrando sinais de sujeira extrema, você precisará trocar o pano. Não limpe seu console com o pano molhado.
  3. Depois de limpar seu console, use seus panos de microfibra para limpar seus controles.
  4. Sempre faça o terceiro passo por último. Os controles podem estar oleosos de suas mãos, e você não quer transferir esse óleo para o console.

Agora, se o seu sistema freqüentemente fica cinza com poeira, você pode pensar em limpar ele com algum lenço umedecido. Repitimos, não faça isso. Você nunca deve introduzir nenhum tipo de umidade no sistema. Em vez disso, o que você deve usar é um pano de microfibra.

Como limpar os controles

Como limpar os controles
Como limpar os controles

Assim como o console, se os seus controles ficarem sob um rack o dia inteiro, eles vão acumular poeira. Tudo o que você precisa fazer é usar um pano de microfibra para limpar o controle. Embora os lenços umedecidos não sejam recomendados, eles podem ser usados ​​no controle, desde que você evite o contato com a entrada para fone de ouvido e outras portas. Ao limpar o controle, você deverá prestar atenção especial aos botões, aos controles analógicos.

Garanta que não há poeira ou sujeira bloqueando essa barra de luz, especialmente se você estiver jogando jogos de PlayStation VR ou Kinect, já que a câmera precisa ser capaz de ver corretamente essa barra de luz. Da mesma forma, ninguém quer usar um controle com botões pegajosos causados ​​por poeira ou detritos. 

Se é exatamente isso que está acontecendo com seu controle, sua melhor opção é desligar o controle e usar um pano úmido para limpar a poeira e a sujeira. Apenas certifique-se de que o controle esteja seco completamente antes de usá-lo novamente, e limite a quantidade de umidade o máximo possível para evitar danos.

Kinect

Kinect
Kinect

 

 

Na maioria dos casos, a lente do sensor Kinect não precisará ser limpa. No entanto, se você encontrar manchas ou sujeira na lente, siga estas instruções para limpar a lente sem danificá-la.

  1. Use uma escova macia para limpar a poeira ou partículas de sujeira.
  2. Em seguida, use um pano de microfibra limpo projetado para limpar as lentes, e limpe a lente com movimentos circulares.
  3. Se um pano limpo de microfibra não remover manchas e impressões digitais, você pode usar uma solução de limpeza projetada para limpar lentes de câmeras ou óculos. Ao usar uma solução de limpeza, aplique a solução ao pano de microfibra. Não aplique a solução de limpeza diretamente na lente.

Tela do Nintendo Switch

Nintendo Switch
Nintendo Switch

No caso do Nintendo Switch, limpe levemente a tela, de cima para baixo em um movimento fluido. Evite mover o pano para frente e para trás, ou usando um movimento circular. Em vez disso, levante o pano quando ele estiver na parte inferior da tela e traga-o de volta ao topo sem tocar na tela.

Evite pressionar contra a tela do Switch. Se um local precisar de uma limpeza extra, esfregue o pano para trás em movimentos curtos, em vez de pressionar o visor.

Controle Sony PlayStation Move Motion Controller

Controle Sony PlayStation Move Motion Controller
Controle Sony PlayStation Move Motion Controller
  1. Com pequenos jatos, borrife todas as portas e fendas no controle com ar comprimido.
  2. Limpe o resto do controle com um pano de microfibra.
  3. Se houver algum resíduo pegajoso, use uma toalha de papel levemente úmida ou um lenço umedecido, evitando todas as conexões.

Se você tem controles Move, mas eles estão muito empoeirados, há algumas coisas a serem lembradas. Teste a câmera do que lê os movimentos, rastreando as luzes no bulbo de cada controle, para ter certeza de que eles estão tão limpos de poeira e detritos. Da mesma forma, limpe as portas e ao redor do botão, pois isso garante que você não vai ter problemas durante o jogo.

Mantenha a limpeza do console

Como você pode ver, os consoles vão ficar sujos; Não importa se eles estão sob uma prateleira ou pendurados. O que importa é saber como limpá-los corretamente, e colocá-los de volta em pleno funcionamento. Se você ainda está preocupado, ou a sua casa está passando por uma situação complicada, como construção, você deve investir em uma cobertura contra poeira para ajudar a manter seu console limpo.

Equipamento adicional

Agora que você tem seu console de videogame, você quer ter certeza de mantê-lo seguro e limpo. Aqui estão algumas dicas de produtos para você adquirir.

Capa protetora

Capa protetora para PS4
Capa protetor

Uma capa protetora é um complemento perfeito para garantir que seu console permaneça limpo e seguro. Você pode cobrir seu console com esta ferramenta útil para evitar que a poeira e a sujeira estraguem seu console.

Pano de limpeza de microfibra

Pano de microfibra
Pano de microfibra

Quando você pensa em panos de microfibra, você normalmente só pensa que eles são bons para óculos, telas ou computadores, mas isso não é verdade! Há muitos usos para eles com o seu console também.

Ar comprimido

Lata de ar comprimido
Lata de ar comprimido

Uma das coisas que todos os gurus da tecnologia devem ter em casa é uma lata de ar comprimido. Não é apenas útil com o seu videogame, mas também com o seu equipamento tecnológico, como computadores, notebooks, teclado, mouse, entre outros.