A realidade virtual (VR) pode fazer com que as pessoas se sintam náuseas e tonturas enquanto jogam. Embora seja uma excelente plataforma, até mesmo o PlayStation VR pode causar o problema. Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a evitar a tontura e o mal estar. Confira abaixo as dicas.

Porque o óculos VR causa tontura?

O que acontece com o nosso corpo?

Este problema não é novo, embora a tecnologia VR seja. Na verdade, é o mesmo mal-estar que acontece com navegantes em alto-mar, astronautas e pilotos de aeronaves. E é causado pelo descompasso entre os sistemas visual e vestibular (conjunto de órgãos do ouvido interno responsáveis pela detecção de movimentos do corpo e manutenção do equilíbrio). 

O Sistema Vestibular tem uma série de canais cheios de fluido e câmaras no ouvido interno. Este sistema inclui três canais semicirculares, todos revestidos de células ciliadas. Conforme a cabeça se move, o mesmo acontece com o fluido nos canais, que por sua vez estimula as células ciliadas. Como cada canal está situado de maneira diferente, cada um envia informações sobre um tipo diferente de movimento para o cérebro: para cima / baixo, lado a lado e grau de inclinação.

Ligado aos canais semicirculares está o utrículo, um saco contendo partículas fluidas e minúsculas de carbonato de cálcio chamadas otólitos. Quando a cabeça se move, o mesmo acontece com os otólitos, enviando sinais cerebrais sobre o movimento horizontal. Ao lado, uma câmara chamada sáculo usa uma configuração semelhante para detectar a aceleração vertical.

Este sistema normalmente funciona em conjunto com o sistema visual e com o sistema proprioceptivo, integrando visão e sensações dos músculos e articulações para informar ao cérebro onde o corpo está no espaço. Um ambiente de realidade virtual dificulta a conexão entre esses sistemas.

Náuseas ou tonturas na realidade virtual são causadas pelo fato de que o cérebro fica confuso sobre o que está tentando processar. Quando seus olhos estão vendo um cenário, manda a mensagem para o cérebro que você está se movendo, quando na verdade você não está. Seu cérebro começa a entrar em pânico. Quando entra em pânico, você pode começar a sentir-se enjoado ou até mesmo tonto.

Nem todo mundo é afetado por isso. Apenas certos jogos ou experiências irão desencadear a sensação de tontura em algumas pessoas, mas outros podem nunca experimentar a desagradável sensação com essa tecnologia. 

Cada pessoa é diferente, mas isso não significa que a RV não seja para você. Significa apenas que você precisa encontrar seus próprios níveis de conforto antes de mergulhar em jogos altamente imersivos. Só porque você descobre que tipos de RV deixam você enjoado, não significa que você não pode jogar esses tipos de jogos. Em vez disso, experimente qualquer um desses truques para ajudá-lo.

Como ficar tolerante à realidade virtual?

Se você é um usuário iniciante em RV, pode não ser uma má ideia fazer sua primeira sessão enquanto estiver sentado. Aqui estão alguns passos para obter a posição perfeita para jogar:

  1. Coloque uma cadeira no meio do seu espaço de jogo.
  2. Verifique as suas definições para o que a sua câmara PlayStation esteja ao alcance.
  3. Vá em Configurações no seu Menu Principal.
  4. Selecione PlayStation VR na lista.
  5. Selecione Confirmar sua posição .
  6. Se tudo estiver ok, agora você pode carregar o jogo. Se não, ajuste a posição da sua câmera e depois carregue o jogo.
  7. Verifique as configurações do seu jogo para ver se há uma jogada enquanto se senta. Isto será encontrado em um local diferente para cada jogo, mas você pode quase sempre encontrar a opção no menu principal.

Se você começar a sentir náuseas, a primeira coisa que você precisa fazer é sentar e se recompor. Você não precisa tirar o fone de ouvido, a menos que não haja melhorias após alguns instantes. Às vezes, chega ao ponto em que você precisa desligar o fone de ouvido por um tempo e fazer uma pausa. Beba um pouco de água, coma alguma coisa e depois tente novamente, após o estômago ter se estabilizado.

Use um ventilador

Muitas pessoas que freqüentemente ficam enjoadas dizem que o ar fresco, fluido e resfriado pode fazer uma grande diferença. Embora você não consiga senti-lo tão agudamente enquanto usa o óculos na cabeça, ele ainda pode fazer a diferença.

  1. Posicione o seu ventilador para ser ventilado o máximo possível e próximo ao seu rosto.
  2. Defina uma velocidade agradável.

O vento soprando constantemente em você pode não ser agradável, por isso recomendamos que você coloque seu ventilador para girar. Se a sua área estiver um pouco apertada, não há problema em usar um pequeno ventilador de mesa em vez de um ventilador de ambiente completo. Tudo o que você precisa fazer é ter certeza de que o vento é direcionado ao nível dos olhos, e o vento seja suficiente para refrescar. Mas não o ligue muito forte, pois o efeito pode não ser o ideal.

Não jogue se tiver algum problema de saúde no ouvido, olhos ou resfriado

O ouvido interno está ligado ao equilíbrio. Se você começar a sentir tontura, isso significa que é hora de fazer uma pequena pausa na RV. Esta regra também se aplica se você tiver um resfriado, uma infecção no ouvido ou uma infecção ocular. Se as coisas já estão complicadas, você não deve jogar no seu PlayStation VR e agravar o problema.

O PlayStation VR é perfeito para mergulhar na realidade virtual. Se você já tem o PlayStation 4, este pacote é tudo o que você poderia querer para ter uma experiência fascinante. 

Como lidar com as náuseas?

Recomendamos você use o acessório em um local bem ventilado. De preferência, use um ventilador, se você sentir tonturas, direcione o vento para seu rosto, pois isso deve fazer você se sentir melhor.

Mantenha próximo à você um copo de água, e algum petisco, para não precisar caminhar pela casa em busca disso se precisar.

No mais, vá aos poucos se acostumando com a realidade virtual. Jogue um pouco, pare quando se sentir mal, mas volte a tentar novamente após um tempo. Acostume seu cérebro com a tecnologia.