Os movimentos contra comentários e atitudes ofensivas em jogos vem ganhando apoio das fabricantes e empresas, como a Ubisoft, que vem trabalhando com isso desde abril. E desta vez não é diferente, pois a empresa lançou um sistema de banimento para o game Rainbow Six Siege a fim de combater a linguagem de ódio.

Trata-se de uma prática imediata e sem hesitação, quem tiver um comportamento ofensivo será banido na hora. Sobre este jogo em específico, a empresa destaca que o banimento serve para quem: "utilizar linguagem ou compartilhar conteúdo considerado ilegal, perigoso, ameaçador, abusivo, obsceno, vulgar, difamatório, odioso, racista, machista ou eticamente ofensivo em qualquer sentido."

 Os jogadores começaram a reclamar por terem sido banidos temporariamente após terem proferido comentários racistas e homofóbicos no chat de texto, mesmo sabendo do Código de Conduta de Rainbow Six Siege.

ubisoft

Quando a ofensa acontece pela primeira vez, o jogador é proibido por 27 minutos. Quando acontece uma segunda e uma terceira vez, são 2 horas fora do jogo, sendo que qualquer linguagem inapropriada depois disso pode resultar em uma investigação e possível proibição permanente do jogo.

Os jogadores não tem como reclamar, pois a Ubisoft vem falando sobre este sistema de proibição há um tempo. Em abril, eles publicaram um comunicado sobre planos de remoção da linguagem tóxica, em que destaca-se a parte da criação do sistema:

"Nossa equipe está trabalhando na criação de um sistema automatizado que censurará o chat de texto no jogo com base em uma lista de filtros de bate-papo. Isso substituirá as palavras que foram identificadas como ofensivas e fornecerão aos jogadores uma notificação de que seu idioma foi considerado inaceitável. Também estaremos acompanhando o número de vezes que os jogadores acionam esse filtro e tomarão as medidas necessárias para os jogadores que estão tendo intencionalmente um impacto negativo na experiência de jogo de outros jogadores."

Já em um recente comunicado no Twitter, a Ubisoft declara que este sistema ainda está em processo de atualização enquanto a equipe ouve a comunidade para melhorá-lo cada vez mais. Além de continuar penalizando os jogadores que trapaceiam.

Fonte: Tech Crunch | IGN