A Microsoft estaria cogitando a possibilidade de adquirir outras produtoras a fim de aumentar a sua biblioteca de jogos first party. Isso mesmo, a informação veio através de "fontes confiáveis" do Polygon, em que as produtoras em questão seriam a EA, PUBG Corp e a Valve.

Confira o trecho abaixo obtido no site "O Xbox One tem um sério problema de jogos exclusivos".

"Alguns dos nomes que estão sendo jogados por aí como possíveis aquisições pela Microsoft são, sinceramente, surpreendentes, até inimagináveis. Mas o fato de que eles estão circulando é instrutivo. O mais recente que ouvimos (de uma fonte confiável próxima à Microsoft) foi, na verdade, a Electronic Arts. Também ouvimos boatos sobre a Valve e sobre a coreana PUBG Corp., com quem a Microsoft assinou ano passado pela exclusividade temporária de PlayerUnknown’s Battlegrounds."

No entanto, muitos consideram essa possibilidade remota, uma vez que este tipo de negociação com a Valve seria difícil, não pelo valor da aquisição que certamente a Microsoft teria dinheiro de sobra para adquirí-la, mas pela aceitação de um dos fundadores e donos da companhia, Gabe Newell, que demonstra abertamente seu descontentamento em trabalhar com consoles e com a Microsoft.

EA Access
EA Access foi liberado primeiramente para Xbox, parceria já existe entre as companhias

Já por outro lado, a possibilidade de compra da EA é certamente a mais provável, pois as duas companhias têm um histórico de parceira envolvendo o Xbox. Isso porque a companhia disponibilizou primeiramente seu novo sistema EA Access de forma exclusiva ao console. Certamente, este acordo alavancaria a linha de exclusivos para o Xbox, cuja possibilidade teria sido informada por uma fonte confiável próxima a Microsoft.

Enquanto isso, a possibilidade de compra da  PUBG Corp. não vem de uma suposta fonte confiável do Polygon e o próprio site considera a sua compra um "sussurro", da mesma forma que no caso da Valve. Porém, a empresa é consideravelmente menor e as duas firmaram parceria para o lançamento do PUBG no Xbox.

Vale salientar que estas informações não foram confirmadas pela Microsoft, o que até o presente momento pode ser considerado apenas rumores em torno de uma possível negociação.