Um dos pioneiros na indústria dos games, Warshaw é mais um dos convidados internacionais da Brasil Game Show 2018. O designer já trabalhou em inúmeros títulos, alguns enaltecidos pela crítica e outros nem tanto, exemplos disso são títulos como Yars’ Revenge que é considerado um dos melhores games para Atari, já no outro lado da moeda temos E.T. the Extra-Terrestrial, que é considerado um dos piores jogos de todos os tempos.

BGS 2018, São Paulo, Expo Center Norte.
BGS 2018, São Paulo, Expo Center Norte.

Warshaw estará presente nos quatro dias de feira, e participará de encontros com fãs, sessões de fotos e autógrafos, além das sessões do BGS Talks, onde em um palco transmissões ao vivo, com entrevistas e conversas são feitas com os criadores e convidados. Assim como grandes nomes como Hideo Kojima, Phuil Spencer, Ed Boon e Nolan Bushnell, Warshaw também vai compartilhar um pouco da sua história, que marcou milhares de fãs durante toda sua carreira.

Contratado pela Atari em 1981, Warshaw já colhia os frutos de seu primeiro game, Yars’ Revenge, que é uma conversão para os videogames domésticos do jogo Star Castle, do fliperama. Nesta época o console Atari já fazia 4 anos de seu lançamento e a Warshaw era uma dos primeiros a trabalharem no desenvolvimento de games para plataformas eletrônicas.

Yars

Ele foi responsável pela criação da primeira adaptação feita do cinema para os videogames, foi o jogo Raiders of the Lost Ark, baseado na história de Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida. A adaptação fora feita para o Atari e dividiu a crítica, alguns citavam a complexidade dos enigmas do título e ao mesmo tempo os viam de forma positiva, por tornar o game mais interessante. A ideia que deu certo levou à adaptação de mais um título, porém dessa vez o sucesso veio de forma negativa e E.T. the Extra-Terrestrial acabou conhecido como um dos piores jogos do Atari.

E.T. the Extra-Terrial, Atari 1982.
E.T. the Extra-Terrestrial, Atari 1982.

Posteriormente Warshaw revelou em entrevista, que teve apenas cinco semanas para criar o game, de forma que ele fosse lançado junto com o filme. As críticas negativas e a grande confiança da Atari no título fez com que se formasse uma crise no mercado de games em 1983. Com os cartuchos deixando de serem vendidos nas lojas e escolhas administrativas que deram errado, fez com que a Atari fosse vendida e se tornasse uma nova empresa, que apesar de altos investimentos, nunca mais conseguiu atingir os sucessos anteriores.

Neste período conturbado, foi a época em que Warshaw deixou a companhia, e dedicou-se a partir de então a escrever livros e produzir documentários sobre a história da Atari, e outros temas diversos da sua área de atuação. Nos dias de hoje ele atua como psicoterapeuta na cidade de Los Altos, nos Estados Unidos e também ministra palestras e treinamentos para empresas do Vale do Silício.

Outro nome que também foi confirmado na BGS 2018, é o de Katsuhiro Harada. Um dos responsáveis pela atual série de Tekken, o Designer recentemente esteve na The Game Awards 2017, anunciando Soul Calibur VI, título que era aguardado há anos pelos fãs.

Katsuhiro Harada design responsável pela atual saga de Tekken.
Katsuhiro Harada design responsável pela atual saga de Tekken.

A BGS 2018 acontece entre 10 e 14 de outubro, em São Paulo, no Expo Center Norte. Os ingressos para a feira já estão à venda. O primeiro lote pode ser encontrado direto no site da BGS, com o valor de R$55 a entrada para um único dia e R$499 que é o pacote premium para os 4 dias de evento, dando direito inclusive para o primeiro dia, que é apenas para convidados e imprensa.