Na quinta-feira (09) a Electronics Arts anunciou que concluiu a negociação de compra do estúdio Respawn Entertainment. Atualmente, o estúdio é responsável pelos games da franquia Titanfall, já publicados pela EA. A empresa também comunicou de maneira subjetiva a produção de um novo game Titanfall.

Segundo o comunicado que consta no site da Publisher, a companhia ressalta que a aquisição é resultado de uma bem-sucedida parceria de publicação entre a Respawn e a EA. Além disso, também informou que novos projetos já estão em andamento, como um game no universo de Star Wars, um game de realidade virtual para o acessório Oculus Rift e um novo jogo da série Titanfall.

O CEO da EA, Andrew Wilson, disse "Nós vimos em primeira mão o calibre da Respawn como um estúdio de desenvolvimento com uma visão incrível, profundo talento e uma inspiradora direção criativa. Nossa longa parceria está fundamentada em um desejo conjunto de entregar experiências inovadoras e extraordinárias aos jogadores. Juntos, trouxemos a vida a franquia Titanfall, e agora com o time da Respawn se juntando à EA, temos planos de alcançar coisas ainda mais incríveis no futuro".

Já Vince Zampella, CEO da Respawn Entertainment, salientou "Começamos a Respawn com o objetivo de criar um estúdio com alguns dos melhores talentos dessa indústria, e de ser um dos principais desenvolvedores de games inovadores. Sentimos que agora era a hora de nos juntarmos a um líder da indústria que pode trazer os recursos e o suporte que precisamos para alcançar sucesso a longo prazo, mantendo nossa cultura e liberdade criativa. A EA tem sido uma ótima parceira ao longo dos anos com Titanfall and Titanfall 2, e estamos empolgados de combinar nossas forças."

No site da Respawn, Zampella garantiu que no estúdio "não haverá demissões ou mudanças organizacionais e que os games que estão em desenvolvimento continuam como planejado."

Além disso, a EA disse que vai efetuar o pagamento de US$ 151 milhões em dinheiro pela aquisição da Respawn Entertainment e US$ 164 milhões em capital de longo prazo sob a forma de ações restritas para os funcionários, que serão adquiridas ao longo de quatro anos.