A Microsoft tem tentado convencer a Sony para desenvolver um ambiente crossplatform para donos de consoles das duas empresas.

A informação surgiu de Aaron Greenberg, diretor de marketing para Xbox. Em uma entrevista ao GameReactor, ele afirmou que este é um tema que foca na experiência dos consumidores e, para onde  a indústria está partindo.

"Estamos falando com a Sony. Nós já trabalhamos com eles em Minecraft e é claro que gostaríamos de permitir que participassem dessa comunidade e unir os jogadores. Esperamos que eles apoiem isso", disse.

Xbox e Playstation juntos pelo bem dos gamers?
Xbox e Playstation juntos pelo bem dos gamers?

Conforme o Gizmodo, pode ser bastante difícil convencer a Sony e embarcar em uma iniciativa aberta, pois o console vende praticamente duas vezes mais do que a Microsoft. Para comparação, o PlayStation 4 já vendeu cerca de 60,4 milhões de unidades, enquanto o Xbox One teve 33 milhões de consoles comercializados.

O diretor de vendas e marketing da Sony, Jim Ryan, em junho, disse à Eurogamer que a companhia está aberta para qualquer desenvolvedora que queira debater o tema. Porém, por se tratar de uma questão comercial, é necessário aprovação dos acionistas para que as negociações sigam em frente.

Os acionistas, por verem o PS4 tendo um bom resultado de vendas, dificilmente aprovariam por uma mudança, já que a atitude também abriria possibilidades para que os consumidores pudessem migrar para o Xbox.