A Teslasuit, cuja proposta é trazer justamente um traje completo e de corpo todo para realidade virtual, acaba de lançar suas luvas. Essas luvas permitem sentir objetos virtuais e pode ser conectada ao restante do traje para oferecer uma experiência praticamente de corpo todo em realidade virtual, captando todo movimento do corpo e trazendo a visão e audição por meio de óculos VR e fones de ouvido.

A luva se chama apenas "Teslasuit Glove", ou Luvas Teslasuit, e deverá ser lançada em janeiro de 2020, com previsão de chegar ao mercado na segunda metade do ano que vem. Assim como o restante da Teslasuit, o objetivo principal e inicial do conjunto é para reabilitação médica e demais aplicações profissionais. Múltiplas tecnologias são combinadas simultaneamente para criar a impressão de tocar e segurar objetos, capturando também os movimentos da mão, o pulso do usuário e outras informações biométricas.

A Teslasuit é uma de diversas empresas tácteis e de controle de movimento que foram lançadas no chamado "boom VR" nos meados da década de 2010. O traje foi lançado em 2016 no Kickstarter, porém, teve sua campanha cancelada e foi relançado oficialmente em 2018. Desde então, diversas aplicações foram demonstradas, tais como treinamento para astronautas, práticas de evacuação de emergência e outros cenários de simulação. O entretenimento e gaming não estão em foco no momento, mas não estão fora do radar também. O maior empecilho é o preço da tecnologia, que fica em torno de US$ 5.000, ou um pouco mais de R$ 20.000, o que não é muito acessível para um dispositivo doméstico.

Não se trata do primeiro produto do tipo, as Teslasuit Gloves deverão competir com empresas como Manus VR e HaptX. Mas essas luvas podem se destacar pela grande variedade de funcionalidades. Elas incluem respostas tácteis e de força básicas através de nove eletrodos em cada dedo que produzem a sensação de tocar um objeto inexistente, enquanto um exoesqueleto plástico externo cria a resistência e vibrações para simular as interações com objetos sólidos.