Uma action câmera (câmera de ação em português) é projetada especificamente para fotografar em um ambiente hostil. Ela tem características específicas para ser resistentes a impacto, umidade e sujeira. Além disso, elas se caracterizam por serem dispositivos de tamanho pequeno, leves, equipadas com lente grande angular e maior profundidade de campo.

Outro ponto importante é o foco fixo, ou seja, elas não tem problemas em capturar imagens em movimento. Por maior que seja a trepidação no momento da captura, a imagem ainda será estável. 

A câmera de ação é diferente da câmera comum, pois pode capturar imagens em boa qualidade em qualquer ambiente hostil. Diferentemente de uma câmera digital, ela não precisa de configurações de ISO, abertura ou velocidade do obturador. Basta ligar o dispositivo e sair fazendo fotos e vídeos. 

action camera

A Action Câmera conta com uma variedade de acessórios para uso sob várias condições, que permitem prendê-las a capacetes, pranchas, bicicletas, moto ou carro e resistem bem debaixo d'água. Além disso, cada acessório pode ser adquirido separadamente.

Uma boa Action Câmera tem suporte de gravação em alta resolução - 2K e 4K - e também pode fazer imagens de alta qualidade, com em resoluções de imagem geralmente boas. Com uma Action Camera você pode fazer vídeos épicos e fotos surreais, permitindo mostrar aos seus amigos um pouco do que você vê enquanto desce uma montanha ou atravessa lindas paisagens. 

Tamanho compacto, operação fácil

A principal vantagem da action câmera é sem dúvidas, o seu tamanho compacto, que permite que ela seja usada em muitas situações onde as mãos não estão livres para guiar cuidadosamente uma filmadora. Os fabricantes dessas câmeras agora oferecem suportes para todos os tipos de montagem imagináveis. Isso possibilita conectar pequenos dispositivos em praticamente qualquer lugar.

action camera

Além disso, a maioria das câmeras de ação oferece controle remoto. Isso elimina a necessidade de manusear a câmera já equipada. Porém, o usuário pode não esperar a alta qualidade de um vídeo gravado com esse equipamento.

Embora muitos modelos permitam a gravação com qualidade 4K, a qualidade da imagem não é seu ponto forte. Vídeos de câmeras de ação não são os melhores para colocar no album digital da família, mas são ótimos para você mostrar aos amigos que também praticam esportes, e outras pessoas com a mesma opinião. 

Resistência a poeira e à prova d'água

action camera

As action câmeras são à prova de sujeira e geralmente também possuem resistência à água para profundidades de até cinco metros. Um parâmetro importante é o número de imagens por segundo. A maioria dos modelos difere entre 60 e 120 quadros por segundo em HD. 

Especificações

Quando se trata de especificações técnicas, a maioria já filma em 4K, embora algumas não cheguem a tanto. Além disso, elas são capazes de oferecer taxas de quadro mais rápidas para imagens nítidas, e as melhores action câmeras têm sistemas de estabilização de imagem. As câmeras de ação são feitas principalmente para gravar vídeo, mas algumas também capturam imagens estáticas decentes, embora você não deva esperar muito disso. 

action camera

Outras características a considerar quando você for procurar uma câmera dessas para comprar são recursos adicionais. Algumas incluem Wi-Fi, GPS e controle touchscreen, mas isso geralmente resulta em um aumento de preço, e são apenas facilidades, que não interferem na qualidade das imagens obtidas.

Outros usos para uma action câmera

A compra de uma action câmera é indicada tanto para pessoas que praticam esportes radicais como para quem quer gravar vídeos enquanto realiza caminhadas, pesca, caça e eventos similares. 

Esses dispositivos se tornaram populares nos últimos tempos também para reportagem social: A capacidade de fixar uma action câmera na cabeça permite fotografar a partir da primeira pessoa, para que você possa ver eventos reais sem se distrair com o processo. A presença de um invólucro resistente ao impacto torna o dispositivo resistente ao estresse mecânico, por exemplo, quando a pessoa que filma cai no chão. O design à prova d'água permite fotografia e vídeos na chuva ou na água.

Muita gente se pergunta se deveria comprar uma action câmera para vídeos caseiros e eventos semelhantesEm tais situações, é melhor usar uma câmera convencional ou um smartphone com uma boa câmera. Isso porque com uma action câmera, você não poderá ajustar o foco ou aplicar outras configurações.

Quais as melhores câmeras de ação?

Listamos aqui 10 câmeras de excelente qualidade que você deve ficar de olho se estiver pensando em adquirir uma.

  1. GoPro Hero7 Black
  2. Xiaomi Yi + 4K
  3. GoPro Hero7 Silver
  4. Sony RX0 II
  5. Olfi One.Five Preto
  6. GoPro Hero5 Black
  7. Xiaomi Yi 4K
  8. GoPro Hero (2018)
  9. TomTom Bandit
  10. Olympus TG-Tracker

Conclusão

Este gênero de câmeras foi realmente feito para permitir que os entusiastas de esportes ou fãs de adrenalina capturem seus vídeos com conveniência, confiabilidade e segurança. No entanto, elas não servem apenas para esportistas. Hoje em dia, é muito comum o uso de câmeras de ação para quem gosta de viajar e YouTubers, pois elas são muito fáceis de usar e completamente portáteis.