Quando se trata de wearables, as duas primeiras coisas que nos vêm à mente são as smartbands e os smartwatches. Eles estão disponíveis em cores e tamanhos diferentes, às vezes pode ser difícil encontrar o mais adequado para você. Ambos tem suas habilidades especiais e algumas semelhanças. Então, antes de fazer uma compra, vale a pena saber coisas sobre esses gadgets, para não se arrepender mais tarde. Ambos são muito populares entre os jovens que querem monitorar sua saúde em tempo real.

Qual a diferença entre uma smartband e uma smartwatch?

Há muitos tipos de wearables atualmente, que podem ser melhores que os smartbands, e são muito parecidos com smartwatches. Não que as smartbands sejam ruins, mas você deve saber que há outras opções. Faça uma escolha consciente, tendo em vista suas necessidades e o seu orçamento, para que você não acabe comprando um gadget cheio de recursos desnecessários para você. 

O que são as smartbands?

Vamos começar a comparação falando sobre o que exatamente são as smartbands. As SmartBands são gadgets que na maioria dos casos, se assemelham ao formato de uma pulseira, e acompanham seus movimentos e atividades por meio de sensores diferentes, para mostrar algumas informações relevantes sobre sua vida e sua forma física. 

As smartbands mais baratas vêm com um display para mostrar-lhe algumas informações úteis diretamente na tela, sem a necessidade de usar o smartphone para verificá-las. Mas as smartbands não precisam necessariamente de um display, e o Mi Band 1 é uma smartband, que não possui nenhum display.

O que são smartwatches?

Os smartwatches se parecem com relógios normais, e possuem um display que, além de ser similar um relógio analógico ou digital, permite ver algumas informações e até mesmo acessar apps do seu smartphone. 

Eles podem mostrar algumas notificações recentes, a capacidade de abrir alguns aplicativos e alguns permitem ouvir músicas e atender à ligações telefônicas. Alguns smartwatches decentes também têm alguns recursos de rastreamento de integridade, como a capacidade de acompanhar o sono e a freqüência cardíaca. 

Diferenciação de recursos

Sem dúvida, essa é a primeira coisa que a maioria das pessoas procura saber antes de comprar algo. Quando se trata de recursos, há muitas diferenças entre as smartbands e smartwatches.

As smartbands rastreiam a condição física e a saúde da pessoa que a usa, de tempos em tempos. A maioria das smartbands normalmente tem um pedômetro, sensor de frequência cardíaca, rastreador de sono, entre outros recursos, dependendo do preço e do modelo. 

As smartbands típicas não vêm com recursos adicionais, como a capacidade de fazer uma chamada, responder a uma notificações, funcionalidades de câmera, etc. Mas, dependendo do modelo, você pode executar algumas tarefas básicas, como ler notificações, reproduzir ou pausar músicas, etc. Todas as informações coletadas pela sua smartband podem ser visíveis no smartphone.

Por outro lado, os smartwatches podem funcionar como um pequeno smartphone wearable. Eles não cumprem todas as funções de seu smartphone de forma completa, mas oferece algumas funcionalidades de smartphones. Por exemplo podemos citar a capacidade de responder a mensagens, a capacidade de fazer chamadas, usar a calculadora, o organizador e o calendário, baixar e abrir aplicativos, entre outros recursos. 

Alguns smartwatches também oferecem conectividade móvel, e você pode fazer chamadas e acessar a Internet inserindo um chip SIM. Você pode até mesmo fazer algumas outras tarefas, como escutar música e ver vídeos via streaming, reproduzir músicas armazenadas localmente, etc.

Obviamente, isso vai depender da marca, e da quantidade de recursos. Os Smartwatches também têm recursos de controle de saúde e fitness, como um pedômetro, rastreador de sono, entre outros. Assim, os smartwatches aparentemente têm mais recursos se comparados aos das smartbands.

Existem alguns smartwatches que são híbridos e podem funcionar tanto como smartwatch como smartband, como por exemplo o Apple Watch 3, o Gear S3, etc. Mas estes smartwatches mais avançados também custam mais caro.

Assim, de um modo geral, existem diferenças entre smartwatches e smartbands, mas é igualmente difícil traçar uma linha clara das diferença.

Devo comprar uma smartband ou um smartwatch?

Talvez você já tenha se decidido, após ler as características acima listadas! Se não, vamos analisar algumas coisas. Se você quer realizar algumas tarefas básicas diretamente do seu pulso sem tirar o smartphone do seu bolso, você deve comprar um smartwatch. 

Também deve ser sua opção de compra se você é uma pessoa futurista. Os preços desses gadgets tendem a ser um pouco mais altos, mas você pode até obter alguns modelos com recursos interessantes por um preço em conta. Há opções mais caras, que passam dos R$ 1000, tudo depende da quantidade de recursos que você deseja ter. 

A Smartband é sempre uma ótima opção para a maioria dos usuários, já que isso é bastante prática. Ela tem sensores para rastrear sua saúde, e você pode obter as informações na tela grande de um smartphone. 

Outra gande vantagem deste wearable é que você não precisa carregar sua bateria todos os dias. Compre uma smartband se você estiver procurando por uma pulseira inteligênte, capaz de rastrear dados sobre a sua saúde, por um baixo custo.