FeiyuTech SPGc - Review do estabilizador de imagens para smartphones

Testamos o estabilizador de imagens (gimbal) para smartphones SPGc da FeiyuTech. Com três eixos de estabilização ele faz imagens muito boas.

Por | @nmuller99 Gadgets

Recebemos da loja Tomtop.com um gimbal para smartphones. Para quem não conhece o que é um gimbal, ele é um estabilizador de imagens, serve para fazer vídeos em movimento com maior suavidade entre as cenas.

Quem não viu ainda, recebemos outro Gimbal para testes, o WenPod, review aqui. Diferente do WenPod, o SPG da FY vem com três eixos de estabilização de imagem, com este terceiro eixo, os movimentos sob o eixo principal facilitam a suavização além de possibilitar fazermos imagens em 360º.

SPGc - segurando ele na mãoSPGc - segurando ele na mão

Certamente se você está em busca de um gimbal para fazer melhores vídeos com seu smartphone, compre um com três eixos. O SPG vai ajudar e muito o Oficina da Net a fazer vídeos melhores em cobertura de eventos e nos reviews testando as câmeras, além de takes para o vídeo principal.

Hardware

O SPG é equipado com três eixos, automatizados e controlados por uma central que emite uma força proporcional a ação de movimento causada pelo usuário, é este controle que torna a imagem praticamente estática.

Conectividade

Ele conta com conectividade bluetooth, funcionamento similar ao um bastão de selfie. Precisa do App instalado no smartphone para abrir opções de controle.

Bateria

A bateria de 3000 mAh, pode ser recarregada por um cabo micro USB tradicional de smartphone, que acompanha o kit. O tempo de carga varia entre 2 a 2:30 horas, e ele consegue gravar em torno de 4 horas intermitentes ou 8 horas em uso constante. Eu diria que é mais do que suficiente para criar um bom conteúdo.

Botões

SPGc - BotõesSPGc - Botões

Ele vem equipado com alguns botões que vamos explicar agora o funcionamento:

  • Joystick: Esse, como o nome já diz, é um botão para controlar movimentação. Além da estabilização, você pode movimentar o gimbal nas orientações vertical e horizontal.
  • Botão Modo/ligar: Esse botão ativa o gimbal, ou modifica os modos de uso. Explico mais sobre os modos abaixo
  • Botão de foto: Como ele tem capacidade de conexão via bluetooth, este botão serve como o clique da foto, assim como um bastão de selfie.
  • Gatilho: esse botão em conjunto com o botão de modo, abrem opções de controle da câmera do telefone, como por exemplo a distância focal.

SPGc - MedidasSPGc - Medidas

Software

O software desenvolvido pela FeiyuTech é algo que poderia ser melhorado, digo isso em termos de compatibilidade. Eu prefiro utilizar o app de câmera tradicional do smartphone, não um software desenvolvido por terceiros para controlar a câmera. Afinal, quando é feito um smartphone onde o software também foi criado, a fabricante se preocupa em integrar o melhor possível o conjunto de hardware e software da câmera. O app da Feiyu foi criado para atender qualquer sensor de câmera, portanto, não deve ser melhor que o app nativo. Bem, tirando isso, ele tem bastante integração com o gimbal, como zoom pelo gatilho, botão de fotografar e gravar.

Os modos de uso são:

  • Um toque: Panning mode, modo panorâmico. Pressione novamente para pausar.
  • Dois toques: Modo panorâmico + inclinação;
  • Três toques: Giro de 180º no sentido horizontal;
  • Quatro toques: força o reset do gimbal;
  • Deixar pressionado: Mantem o aparelho em modo standby, pressionando novamente ele "acorda";

Botão do gatilho: 

  • Um toque longo: Modo travado, ele não movimenta os eixos;
  • Toque longo + joystick: controla o zoom da lente no app;
  • Toque duplo: Reseta a panorâmica;

Configuração

A configuração dele é muito simples. Aliás se você não quiser utilizar o app, não é necessário. Porém, vai perder algumas utilidades como por exemplo o gatilho e o botão de foto, que com três smartphones testamos, nos apps originais não funcionou. Ele funciona apenas com o app da FY. Mas, o controle de movimento do joystick está preservado, afinal é direto no gimbal.

SPGc - Com smartphone presoSPGc - Com smartphone preso

Para configurar, primeiro é necessário fazer a instalação da bateria. O SPG vem desmontado na sua caixa. Basta colocar a bateria, fechar e ele está pronto para ligar. Agora coloque o smartphone no adaptador, ele é similar aos adaptadores de bastão de selfie, puxe as hastes e coloque o smartphone.

SPGc - estabilidadeSPGc - estabilidade

Esta parte é a mais complicada, para uma performance melhor do gimbal, ele precisa estar o mais estabilizado possível, assim ele consegue utilizar menos os motores. Ao colocar o smartphone, deixe ele posicionado em pé, sobre uma superfície plana, o smartphone não pode pender para algum lado. Se pender para a esquerda, mova ele minimamente para a direita, fazendo com que o gimbal consiga equilibrar o smartphone sem estar ligado. Essa é a principal tarefa sua ao configurar. Para ver a configuração, assista ao vídeo no início do post.

Veredicto

O FY SPG C é um gimbal com ótimo custo/benefício. Ele funciona muito bem, permite fazer imagens realmente suaves e que deixarão seu vídeo com um tom mais profissional. O que não me agradou foi utilização de câmera integrada com os botões apenas na câmera de app da FY. Por mais que utilize o mesmo sensor do app original do smartphone, esse foi construído e implementado para trabalhar com o sensor, já o app da FY interpreta o sensor como sendo um padrão, não tirando todo o proveito da câmera. Mas se você, assim como eu, vai utilizar ele apenas para estabilizar a imagem com um outro app, bem, aí sim vale muito a pena comprar o FY SPG C, suas imagens nem se comparam com o smartphone em um bastão de selfie ou mesmo na mão.

SPGcSPGc

Gostei bastante do modo de 360 graus, onde ele faz uma mini time lapse automática, basta deixar o gimbal posicionado sobre uma superfície plana que ele vai automaticamente fazer uma panorâmica do local.

Para comprar ele, acesse a loja TOMTOP, que foi a nossa parceira que enviou o produto e nos possibilitou o review. Use o cupom "LSRBR" e ganhe 10 dólares de desconto. A loja é segura para comprar, assim como a GearBest ou DX. Lembrando que compras na China, há possibilidade de ser taxada nos Correios, encarecendo um pouco o preço, ainda tem que contar que se o produto vier com defeito, raros os casos, você terá um pouco de trabalho para mandar de volta e esperar chegar de novo na sua casa. Mas como as importações tem se tornado frequentes e vêm aumentando bastante nos últimos anos, não vejo motivos para não importar, visto que o produto não pode ser comprado aqui no Brasil. Então, se quiser um produto com bom preço e que vai tornar as suas imagens mais equilibradas, o FY SPG é uma bela opção.

FeiyuTech SPGc - Review do estabilizador de imagens para smartphones

Mais sobre: review gadgets ontv
Share Tweet
Comentários
Destaquesver tudo