Para quem produz conteúdos em vídeo, sabe o quão bom é ter imagens estabilizadas e que esta é uma das tarefas mais complicadas de se fazer manualmente. Aqui no Oficina da Net, estamos tentando produzir os vídeos usando as câmeras dos smartphones, sempre mostrando para os nossos leitores e espectadores que é possível construir um conteúdo relativamente bom usando o que se tem a disposição. É pensando nas pessoas que criam vídeos com seus próprios smartphones que a Wewow fabricou o WenPod SP1.

O WenPod SP1 é um estabilizador de imagens, ele serve exclusivamente para você acoplar o smartphone e sair por aí gravando. Nos testes que fizemos, ele se saiu muito bem, pudemos aproveitar de sua estabilidade para fazer conteúdos em caminhadas, slides de produtos, imagens em 360 graus e muitos takes. O vídeo abaixo do review mostra o que produzimos.

Configuração

Tem interesse em comprar um, aqui vai algumas dicas de quem aprendeu a configurá-lo. Primeiro, é necessário que ele reconheça os padrões de peso do seu smartphone. Para isto, acople o smartphone nas braçadeiras, logo após deite o WenPod a uma superfície plana, conforme a imagem abaixo:

WenPod SP1+ - Configuração
WenPod SP1+ - Configuração

Pressione o botão de ligar, aguarde até que ele pisque, mantenha a luz ligada e volte a piscar. Depois deste processo, aperte para desligar. Desligado, deixe o WenPod em posição vertical, para que possamos equilibrar o peso do smartphone com o braço motorizado, conforme a imagem abaixo:

WenPod SP1+ - configuração - posição horizontal
WenPod SP1+ - configuração - posição horizontal

Para equilibrar é relativamente simples. Basta colocar o peso que esta junto com a caixa:

WenPod SP1+ - peso de equilíbrio
WenPod SP1+ - peso de equilíbrio

Logo após, verifique para qual lado está pendendo o smartphone, e para o lado contrário desloque suavemente, até encontrar o equilíbrio.

Quando equilibrado estiver, basta apertar o botão para ligar. Ele vai passar por um processo de aprendizagem do peso, e então você estará apto a usar o WenPod. Este processo se faz necessário toda vez que trocar de smartphone.

Dica, cuide com o peso para ele não ficar encostando na parte que movimenta. Você pode ver no vídeo de review a configuração completa.

Veja algumas fotos do produto e da embalagem:

 

WenPod SP1+
WenPod SP1+
WenPod SP1+
WenPod SP1+
WenPod SP1+
WenPod SP1+
WenPod SP1+
WenPod SP1+
WenPod SP1+
WenPod SP1+
WenPod SP1+
WenPod SP1+
WenPod SP1+
WenPod SP1+
WenPod SP1+

Como funciona?

O WenPod SP1 usa motores em seus dois eixos móveis. São estes motores, controlados por um microchip que determinam para qual lado o motor deve se movimentar e qual a força que ele deve executar. Força essa, inversamente proporcional ao balanço ocasionado pela movimentação.

Para alimentar estes motores, existe uma bateria recarregável, de íons de lítio com 800mAh que em nossos testes durou cerca de 2 horas de gravação ligado permanentemente. Ela usa um carregador próprio que acompanha o kit, a entrada dele não é micro USB, é uma entrada similar a fonte de roteadores, portanto, se você for viajar, será necessário levar o carregador junto.

Funciona com todos os celulares?

Bem, não são todos os smartphones que funcionam, eles são limitados pelo tamanho máximo de 160 milímetros de altura e no máximo 79 milímetros de largura. O Zenfone 3 Zoom, por exemplo, não consigo fazer o movimento completo. Já no Z2 Play sim. Ademais, como ele não integra com o smartphone, e este é um ponto fraco, poderia ter um acionador da câmera via bluetooth, similar a um bastão de selfie.

Veredicto

Bem, eu sinceramente gostei bastante do resultado. É bem verdade que este é o primeiro gimbal testado por mim, mas já usei outros com 3 eixos de estabilização que me pareceu mais estável. No entanto se produzir conteúdos em vídeo já é parte da sua rotina, vai conseguir tirar um bom proveito deste produto.

O WenPod SP1 vai ser muito utilizado para criação de diversos vídeos aqui no Oficina da Net, principalmente em cobertura de eventos, ele vai facilitar bastante e evitar de carregar um tripé.

A Wewow é uma fabricante chinesa, instalada este ano no Brasil você não vai precisar importar o produto, este fato por si só, já é um grande alento as taxas de importação. Atualmente o produto encontra-se pelo preço de R$ 540 e pode ser comprado na loja da Wewow, e para completar, eles nos deram um desconto exclusivo de 5% para quem comprar usando o CUPOM: OFICINADANETSP1 link da loja: https://goo.gl/Cx8MZb

O que gostei?

  • A versatilidade dele é interessante. Você consegue usar o gimbal para muitas coisas.
  • O carregamento é rápido, apenas 30 minutos para completar a carga
  • Funciona com quase todos os smartphones
  • A estabilização de imagem é boa, não ótima, mas boa

O que não gostei?

  • Smartphones largos, maiores que 8 cm de largura não funcionam
  • A bateria poderia durar um pouco mais, visto que teria espaço para uma bateria maior
  • O design dele, essas faixas vermelhas não combinam com o tom escuro geral
  • Falta um terceiro eixo

Estamos em busca de produtos similares ao WenPod SP1 para fazer o review, em alguns dias deve chegar outro modelo de outra marca.