Devido ao crescente upgrade das câmeras presentes nos smartphones, os fabricantes de câmeras tiveram que se preparar para oferecer recursos que seriam difíceis de se encontrar em dispositivos móveis.

A maioria começou a transformar DSLRs e ILCs em webcams, por exemplo, para aproveitar a onda das plataformas de videoconferência utilizadas com muita frenquência atualmente. A Fujifilm além disso, trouxe outro recurso que provavelmente não teremos em smartphones tão cedo. Com uma atualização de firmware para a GFX100, agora é possível capturar fotos com 400 megapixels.

A ideia soa quse como o oposto do binning de pixels, onde smartphones usam pixels adjacentes para produzir uma imagem que tem uma resolução menor, mas um nível mais alto de detalhes.

Pixel Shift Multi-Shot

O princípio por trás do "Pixel Shift Multi-Shot" da Fujifilm, entretanto, não é exatamente novo e pode ser encontrado em câmeras e até smartphones com nomes diferentes. Em suma, ele tira várias fotos em posições ligeiramente diferentes que são então são combinadas gerando uma única imagem de 400 megapixels.

Pixel Shift Combiner e Capture One

Quando o usuário pressiona o botão do obturador, a GFX100 captura 16 fotos em rápida sucessão, usando a estabilização de imagem no corpo ou IBIS para deslocar o sensor levemente em cada quadro. No entanto, ele não termina a operação na câmera e requer o software Pixel Shift Combiner separado para PCs e Macs para combinar essas 16 fotos em um único arquivo RAW no formato DNG e um software diferente, como o Capture One, pode dar saída em um TIFF ou JPEG de 400 megapixels.

A imagem resultante contém naturalmente mais detalhes do que uma foto equivalente de 100 megapixels. A Fujifilm afirma que essas imagens de 400 megapixels são capazes de reproduzir mais fielmente os detalhes e cores de seus assuntos. Obviamente, isso também significa que os tamanhos dos arquivos são exponencialmente maiores, com um único JPEG ocupando centenas de megabytes.

Imagens resultantes trazem mais detalhes
Imagens resultantes trazem mais detalhes

Isso pode ser um obstáculo para amadores e até mesmo alguns profissionais, mas a Fujifilm pode não ter esses usuários em mente de qualquer maneira. Ela está posicionando esse recurso para o arquivamento digital de obras de arte, arquiteturas e outros ativos culturais em que o armazenamento é um pequeno preço a pagar por ser capaz de preservar fielmente esses artefatos.

O Pixel Shift Multi-Shot está disponível na atualização de firmware mais recente para a Fujifilm GFX100, mas os programas Pixel Shift Combiner e Capture One devem ser baixados separadamente.