Se você acabou de comprar sua primeira câmera DSLR, pode ser tentador pensar em quais lentes comprar para que você possa aproveitar ao máximo seu novo equipamento. Porém, embora existam muitas lentes, com infinitas possibilidades para a fotografia, antes de sair comprando novas lentes, saiba que você já tem uma boa lente à sua disposição - a lente do kit da câmera 18-55 mm.

A lente de kit é uma lente zoom básica, com uma grande angular moderada e alcance focal de telefoto moderado. As lentes do kit Nikon geralmente têm distâncias focais de 18 a 55 mm para APS-C e 24 a 120 mm para quadro completo, embora possa variar dependendo da câmera. Já as lentes do kit Canon têm a mesma faixa de distância focal padrão para câmeras APS-C e uma faixa de distância focal típica de 24 a 105 mm para DSLRs de quadro completo.

A maioria das câmeras DSLR vem com uma lente padrão e alguns outros acessórios. Esses pacotes são uma ótima opção para fotógrafos iniciantes, pois saem mais em conta do que comprar uma câmera e uma lente separadamente.

Mas é claro que a lente do kit é acessível por um motivo. Comparada a outras lentes que são mais especializadas para uma finalidade específica, a lente do kit está na extremidade inferior do espectro em termos de construção e qualidade de imagem.

As pessoas tendem a menosprezar a lente do kit devido às noções preconcebidas de sua menor capacidade - mas isso é um erro. As lentes de kit, particularmente as modernas que incluem recursos como redução de vibração e elementos asféricos, são muito melhores do que muitos pensam.

5 Dicas para aproveitar ao máximo a lente do kit da câmera (18-55mm)
Se sua câmera veio com uma lente de kit, reserve um tempo para fotografar com ela e aprender mais sobre ela, em vez de deixá-la de lado e sair correndo para comprar uma nova lente de zoom ou grande angular. A humilde lente de 18-55 mm pode não ser de vidro premium, mas é altamente versátil e pode certamente fazer algumas fotos impressionantes, desde que você saiba tirar o máximo proveito dela.

Como fazer o modo retrato com a lente 18-55 mm (telefoto)

Você não achou que poderia fazer ótimos retratos com a lente do seu kit? Saiba que sim. Na distância focal mais longa, a lente do seu kit pode ser considerada uma teleobjetiva curta a média, o que a torna boa para retratos. As lentes telefotos são as melhores lentes para retratos, pois permitem criar uma profundidade de campo rasa e isolar o assunto do retrato ao fundo.

As lentes do kit podem ser usadas como telefoto, mas como elas têm um alcance de abertura (para lentes de 18 a 55 mm) de apenas f / 3.5 a 5.6, com f / 5.6 sendo a abertura mais larga que você pode usar na maior distância focal, você não consegue o fundo desfocado (bokeh).

No entanto, você ainda pode "fingir" esse efeito, mantendo o assunto em pé ou sentado o mais longe possível do fundo, e fotografando na abertura mais larga a distância focal escolhida (de preferência a mais longa). Isso permitirá produzir um fundo mais desfocado.

Você precisará saber a distância mínima de foco da lente do seu kit (isso deve ser de cerca de 0,25 metros para as lentes de 18 a 55 mm) para que você saiba o quão perto você pode chegar do objeto enquanto mantém o foco.

Como fazer o papel de uma grande angular com a 18-55 mm

As lentes grande angulares são mais usadas para fotografia de paisagem, arquitetura, interior e ambiental. Se esses são os tipos de fotos que você deseja tirar, a lente do seu kit é certamente uma opção viável.

Embora tecnicamente não seja uma lente grande angular, as lentes de 18 a 55 mm permitem fotografar em grande angular usando a menor distância focal (18 mm) e brincando com ângulos de disparo e técnicas de composição.

A maioria das lentes de kit Nikon e Canon geralmente possui uma faixa de distância focal de 18 a 55 mm, embora não ofereça os mesmos resultados que uma lente grande angular dedicada, mas é uma alternativa aceitável quando você ainda está aprendendo e experimentando tipos diferentes de fotografias.

Como fazer fotografia macro com a lente 18-55 mm

Invista em um anel inversor (que custa cerca de R$ 25) para transformar sua lente comum em uma macro. É uma maneira fácil de experimentar a fotografia macro sem ter que comprar uma lente nova.

Se você não quiser gastar mais dinheiro com acessórios para a câmera, ainda pode tentar fotografar macro com a lente do kit usando as mesmas etapas para fotografar retratos. Fotografe o mais próximo possível (baseie-o na distância mínima de foco da lente) na maior distância focal e use a maior abertura.

Brinque com os ângulos de disparo para aprimorar ainda mais o efeito macro. Obviamente, essa técnica não resultará em uma verdadeira foto macro, mas ainda é uma ótima maneira de diversificar as fotos que você tira com a lente do seu kit.

Para capturas macro verdadeiras de pequenos insetos, gotas de água, plantas e vários outros assuntos, use o anel inverso.

Aproveite a iluminação natural

Em vez de focar nas deficiências da lente de seu kit, por que não usar seus pontos fortes? As lentes 18-55 mm não funcionam bem com cenas com pouca luz, mas são ótimas com iluminação mais brilhante. Use isso a seu favor e tire fotos no sol ou experimente com a iluminação artificial em um ambiente de estúdio.

Use um tripé para cenas noturnas ou paisagens.

As lentes do kit geralmente não são construídas para pouca luz; portanto, o uso de um tripé o ajudará quando se trata de fotografia noturna ou fotos com pouca luz.

Ao trabalhar com a lente do seu kit (ou qualquer outra lente), você pode fazer algumas coisas para garantir a máxima nitidez da imagem. Embora seja tentador fotografar segurando a câmera na mão, com um tripé você conseguirá uma imagem muito mais estabilizada, e nítida por consequência.

Mesmo se você estiver usando uma velocidade alta do obturador, os movimentos de suas mãos - mesmo a ação de pressionar o botão do obturador - podem mover a câmera o suficiente para causar embaçamento na foto, também conhecida como trepidação.

A maioria das lentes dos kits Canon e Nikon vem com Redução de Vibração ou Estabilização de Imagem (como na lente Canon 18-55mm f / 3.5-5.6 IS STM) para fornecer estabilidade e reduzir a trepidação da câmera.

Ainda assim, você obterá melhores resultados com a lente do seu kit usando um tripé para obter foco preciso e nitidez máxima, pois isso permite usar velocidades menores do obturador com maior abertura máxima para melhorar a iluminação.