Você faz parte de grupos no Facebook e pensou: "Seria legal se eu pudesse criar algo assim"? Pois saiba que é muito fácil criar seu próprio grupo, e assim formar uma comunidade de pessoas com interesses e ambições semelhantes.

O que é um Grupo do Facebook?

Um Grupo do Facebook é uma reunião exclusiva de usuários que pretendem se comunicar, compartilhar e manter contato na rede social. Geralmente os assuntos dos grupos são:

  • Uma marca ou negócio
  • Livros (por exemplo, um clube do livro)
  • Artistas
  • Grupos regionais
  • Animais (raças e espécies)
  • Interesses comuns
  • Grupos de apoio

Na verdade, não há um tópico "errado" para um grupo! Tudo depende de seus objetivos para a comunidade que você cria. Uma vez que você decide o assunto do seu grupo do Facebook, é hora de criá-lo. Felizmente, criar um Grupo do Facebook é a parte mais fácil.

Como criar um grupo no Facebook

Aqui está o processo em sete etapas fáceis.

1. Acesse a seção "Grupos" no Feed de Notícias

O primeiro passo é ir para a seção "Grupos", que você encontrará à extrema esquerda da sua página de feed de notícias quando conectado ao Facebook ou acesse o link Grupos Facebook.

2. Clique em "Criar Novo Grupo" no canto superior esquerdo

Imagem: Facebook.
Imagem: Facebook.

Você está agora na página com todas as informações dos seus grupos no Facebook e talvez alguns convites de grupo pendentes. Vá para o canto superior esquerdo e encontre a opção "Criar Novo Grupo". Caso não encontre, acesse o link Criar grupo Facebook.

3. Escolha as configurações do grupo

Agora a primeira coisa que você vai fazer é personalizar as configurações de seus grupos, para garantir que eles estejam em linha com o propósito e a missão planejada.

As primeiras coisas que você deve configurar incluem:

  • Nome do grupo
  • Configurações de privacidade
  • Convidar amigos
Imagem: Facebook.
Imagem: Facebook.

O nome do seu grupo no Facebook deve ser curto, doce, convincente e direto. Não tente ser misterioso aqui - o nome deve entregar qual será o conteúdo e o propósito do seu grupo.

As configurações de privacidade permitem escolher se o seu grupo será aberto e pesquisável pelo público, ou fechado, para que qualquer pessoa possa encontrar o grupo, mas apenas os membros podem postar. Além disso há a opção de que o grupo seja secreto e exclusivo (também conhecido como apenas membros podem encontrar e postar para o grupo).

Quando se trata de convidar amigos, a melhor estratégia aqui é personalizar seu convite com uma nota curta, o que o próprio Facebook solicitará à você. Fornecer algum contexto sobre por que esses indivíduos devem se juntar aumentará suas chances de construir uma comunidade mais rapidamente.

Obviamente, há muito a considerar ao criar um grupo, mas ter claro a missão principal do seu grupo deve ajudá-lo a determinar a melhor opção. Por exemplo, se você quer que seu grupo no Facebook atraia muita gente, você deve configurar seu grupo para que ele seja público. Entretanto, se o grupo for apenas para funcionários de uma empresa, ou se ele pode conter informações confidenciais, escolha a opção "Fechado".

4. Faça upload de uma imagem para seu grupo no Facebook

A foto de um grupo no Facebook pode parecer um detalhe bobo, mas na verdade é uma das peças mais importantes. Pense na foto do seu grupo como a capa de um livro. Ele precisa ser visualmente convincente, ao mesmo tempo em que se relaciona com o propósito do grupo.

Aproveite para escolher a imagem perfeita que seja visualmente envolvente e contextualmente relevante, e certifique-se de que ela carregue corretamente para se adequar ao tamanho do quadro.

5. Edite suas configurações de grupo

Agora que seu grupo está criado, é hora de cavar ainda mais fundo em suas configurações para garantir que seu grupo esteja configurado da maneira que você deseja.

Você pode fazê-lo indo em "Configurações", na barra lateral do grupo.

Na barra lateral, clique em Configurações (Imagem: Facebook).
Na barra lateral, clique em Configurações (Imagem: Facebook).

Dentro desta seção você encontrará muitas opções para personalizar ainda mais o seu grupo. Alguns para prestar atenção incluem:

  • Nome e descrição do grupo
  • Tipo de grupo
  • Salas
  • Mentoria
  • Guias
  • Quem pode participar do grupo
  • Quem pode aprovar solicitações de entrada
  • Quem está com pré-aprovação para participar
  • Quem pode publicar
  • Páginas vinculadas
  • Grupos recomendados
  • Aplicativos

Fazer essas personalizações ajudará a dar aos membros do grupo mais contexto em torno da forma como seu grupo opera, bem como ajudará novos membros potenciais a encontrar seu grupo e participar.

Claro que existem muitas outras maneiras de personalizar seu grupo no Facebook. Algumas delas incluem: vincular outras páginas, escolher uma cor de grupo, personalizar as informações de contato do seu grupo, alterar suas configurações de privacidade, determinar a aprovação de membros e usar a opção "fazer uma pergunta" para aprender sobre novos membros do grupo.

6. Crie seu primeiro post

É hora de criar seu primeiro post no grupo do Facebook. O Facebook facilita com recursos que permitem marcar amigos, pedir recomendações e meu favorito, enquete seus membros do grupo.

Uma ótima maneira de começar seu grupo com o pé direito é se envolvendo com seu público, e perguntando-lhes o que eles estão interessados em discutir através de uma enquete.

7. Promova seu novo grupo no Facebook!

Por último, você precisa espalhar a notícia sobre o seu novo grupo no Facebook. O Facebook oferece muitas opções para promover seu grupo, desde compartilhar em sua própria linha do tempo, compartilhar em outro grupo, compartilhar no feed de um amigo, compartilhar em um evento, compartilhar em uma mensagem privada, etc.

Mas na minha opinião, a maneira mais eficiente é convidando os seus amigos. Para fazer isso, na página inicial do grupo há um botão azul "+ Convidar". Clique nele e envie convite para seus amigos. Eles receberão uma notificação do seu convite.

Imagem: Facebook.
Imagem: Facebook.