O Facebook anunciou no dia de ontem, quinta-feira (23), uma novidade em relação ao Messenger Rooms. Agora usuários poderão iniciar transmissões ao vivo dentro dessas reuniões privadas, ou seja, é possível transformar uma videoconferência com até 50 pessoas em uma live.

Esse recurso chega para diversos tipos de contas no Facebook, desde perfis pessoais, páginas e até mesmo grupos. O organizador da videoconferência é aquele que pode ou não iniciar a live.

O organizador ainda pode controlar a visualização da transmissão e pode vê-la. Ao se iniciar uma live, todos os participantes da videoconferência são notificados de antemão para poderem sair, caso não queiram fazer parte da live. É possível adicionar e expulsar participantes durante o andamento de uma transmissão.

O Facebook agora se coloca como mais uma opção diferenciada para videoconferências, competindo com Zoom, Google Meet e Microsoft Teams. O novo recurso de transmissão pode reunir a funcionalidade básica de uma videoconferência e transformá-la simultâneamente em um painel, por exemplo. Isso também permitiria que, no âmbito corporativo, uma reunião seja assistida ao vivo por funcionários. O limite de participação é de 50 pessoas, mas muitas mais podem assistir. As possibilidades são infinitas e podem se estender até mesmo a convenções online em tempos de pandemia.

Alguns países não especificados pelo Facebook já receberam o recurso que deve se expandir sem demora para todas as regiões que possuem a funcionalidade do Messenger Rooms. O Brasil é uma delas e logo o recurso poderá agragar ao dia a dia de trabalho durante a estendida quarentena que vivemos.