Você provavelmente já deve ter visto fotos 3D em sua linha do tempo do Facebook. Talvez tenha se perguntado como elas são feitas. Câmera 3D? Modo retrato? Essas questões sempre rondaram as pessoas que tinham acesso a esse tipo de conteúdo.

Antes era necessário possuir recurso de "modo retrato" nos smartphones para criar esse efeito dentro do Facebook, agora você não precisa atualizar seu smartphone para poder criar essas fotos em 3D, pois o Facebook anunciou que eles foram capazes de treinar suas redes neurais para "inferir estruturas 3D a partir de fotos em 2D".

O Facebook compartilha seus avanços em inteligência artificial e aprendizado de máquina, que permitem transformar fotos em 2D tiradas em sua câmera de lente única ou fotos 2D carregadas recentemente em imagens 3D com profundidade que pode ser visualizada no aplicativo do Facebook.

Você pode até converter suas fotos de família de décadas em imagens 3D sem precisar passar por um processo complicado. Você não precisa comprar nenhum software adicional, apenas faça o upload das fotos na plataforma de mídia social.

Se você estiver interessado nos aspectos mais técnicos e nos processos detalhados de como isso ocorre, confira a postagem oficial no blog de IA do Facebook.

Mas a versão curta é que eles usaram o aprendizado de máquina para inferir a estrutura tridimensional de uma imagem, preenchendo as profundidades que sua lente de câmera única não poderia em sua foto 2D. Anteriormente, apenas smartphones que tinham duas ou mais câmeras e podiam tirar fotos no modo retrato podiam fazer isso.

Agora, desde que você tenha um dispositivo Android de gama média ou superior, poderá usar a ferramenta de foto 3D no aplicativo do Facebook. A outra boa notícia é que agora você também pode usar a câmera frontal do seu dispositivo para tirar suas tão esperadas selfies em 3D.

No entanto, o recurso ainda não parece ter sido implementado para todos. Parece ser uma atualização do servidor. Caso o recurso não apareça para você, basta aguardar a próxima atualização do aplicativo para que o recurso possa finalmente ser utilizado.