Com base na tecnologia do blockchain, tal como a criptomoeda mais conhecida a Bitcoin, a Libra do Facebook tem o poder de dar poder financeiro e acesso monetário, ainda que virtualmente, a muitos países de terceiro mundo, sobretudo em África. Por exemplo, já poderá jogar caça-níqueis LeoVegas com criptomoedas.

Longe das grandes instituições e dos Bancos Centrais, a Libra poderá mesmo ser a moeda virtual com mais condições de tornar as transações online grátis, justas e de acesso facilitado a quase 2 mil milhões de pessoas.

Quais são as grandes vantagens da criptomoeda do Facebook

Acima de tudo, o principal objetivo do Facebook é poder facilitar ao máximo a utilização das suas plataformas aos seus usuários, incluindo em suas formas de pagamento e de saque.

Com um "stable coin", que não poderia ser negociada como as outras criptomoedas, mantendo sempre seu preço, sem qualquer tipo de oscilações, você já deixaria de ter que usar outros métodos de pagamento para inserir dinheiro nas plataformas pertencentes ao Facebook.

Para que possa entender melhor a revolução financeira que será a Libra no Facebook, entenda quais são as principais vantagens:

  • O dinheiro será totalmente seu- ao contrário dos bancos, que guardam seu dinheiro, na Libra você será a única pessoa que guardaria a chave de seu dinheiro. Ou seja, somente você terá acesso a seu dinheiro
  • Poupará muito em comissões e em tempo- como será uma moeda interna do Facebook, você não vai precisar de estar sempre pagando comissão para seu banco de cartões de crédito. Além disso, as transferências da Libra seriam imediatas e sem qualquer tipo de custo
  • Todos terão acesso ao seu dinheiro- em países menos desenvolvidos, finalmente os usuários iriam poder transacionar seu dinheiro com total liberdade. Sem que haja lugar para controle dos Bancos ou até mesmo dos Governos desses países.

Como funcionará a Libra no Facebook?

Mesmo tendo sido anunciada há poucos meses a sua implementação nas redes sociais e plataformas pertencentes ao Facebook, como o WhatsApp, Messenger ou o Instagram, a verdade é que o senado dos Estados Unidos não vê com bons olhos o Facebook poder ter o poder de se tornar também uma instituição financeira.

Contudo, as últimas matérias garantem que, apesar de não estarem muito satisfeitos, a União Europeia poderá ser a primeira região do planeta a aceitar que o Facebook possa gerir internamente uma "stable coin", tornando a experiência dos seus usuários muito mais livre e acessível.

Logo, assim que a Libra seja aprovada legalmente, você vai ter muito maior facilidade em poder ter acesso a funcionalidades pagas dos aplicativos pertencentes ao Facebook. Bem como gerir melhor investimentos em propaganda ou visibilidade na plataforma.

A Libra pode ser o início de uma revolução financeira?

Sem dúvida alguma que a tecnologia do blockchain pode ser o principal motivo para a grande revolução financeira que poderá acontecer nos próximos anos. Onde o dinheiro físico poderá muito bem ser substituído ou até extinto por moedas virtuais.

O grande senão para os Bancos centrais e os Governos é que utilização legal e generalizada dessa tecnologia, que fez originar as criptomoedas, poderá dar uma liberdade financeira tão grandes às pessoas que os Bancos e as instituições financeiras teriam que sofrer enormes transformações para conseguirem sobreviver a essa revolução financeira.

A Libra do Facebook poderá ser só um dos primeiros passos para que tal fenômeno possa acontecer. A única questão até quando os Governos poderão segurar esse projeto que poderá dar a liberdade e um poder financeiro que centenas de milhões de pessoas no mundo nunca tiveram.