10 dicas para fazer uma boa Live no Facebook

Confira as melhores dicas para fazer uma boa Live no Facebook e saiba como cativar as pessoas, ganhar seguidores e admiradores na maior rede social do mundo através de seus vídeos.

Por Facebook Pular para comentários
10 dicas para fazer uma boa Live no Facebook
e você gosta de fazer vídeos ao vivo para os seus amigos e outras pessoas, o Facebook Live é uma das melhores opções para fazer isso. Mas como chamar a atenção e ter mais visibilidade? Como envolver seus espectadores? 

Em abril de 2016, o Facebook lançou o Facebook Live, um serviço de streaming de vídeo ao vivo que permite que qualquer pessoa transmita a partir de seus dispositivos móveis, diretamente para o feed de notícias do Facebook. Desde o seu lançamento, o streaming de vídeo ao vivo explodiu em popularidade e caiu no gosto dos usuários.

Aqui estão nossas dicas essenciais para sua transmissão no Facebook Live. mas antes, entenda como funciona o Facebook Live.

Como usar o Facebook Live

  1. Toque no ícone da câmera à esquerda da barra de pesquisa.
  2. Dê acesso ao Facebook para sua câmera e microfone, quando solicitado.
  3. Mude para "Live", na parte inferior da tela da sua câmera.
  4. Escolha sua privacidade e configurações de postagem.
  5. Escreva uma descrição atraente.
  6. Marque amigos, escolha sua localização ou adicione uma atividade.
  7. Defina a orientação da sua câmera.
  8. Adicione lenses, filtros ou escreva e desenhe em seu vídeo.
  9. Clique no botão azul "Start Live Video" para iniciar a transmissão.
  10. Interaja com espectadores e comentadores.
  11. Clique em "Concluir" para finalizar a transmissão.
  12. Poste sua resposta e salve o vídeo no rolo da câmera.

10 dicas para fazer uma boa Live no Facebook

1. Treine antes

Transmitir um vídeo ao vivo pode ser assustador, e se você ficar nervoso, as coisas podem dar errado. Então comece a testar apenas filmando para si mesmo!

Você pode definir as configurações de privacidade para "somente eu", quando você transmitir para o seu perfil do Facebook. Esta configuração de privacidade não está disponível em sua página.

Abra o aplicativo do Facebook no seu dispositivo móvel, clique no botão "Go Live" e defina as configurações de privacidade para "apenas eu". Ninguém assistirá à transmissão, mas quando você terminar, poderá ir ao seu perfil e assistir um replay.

Mesmo se você planeja transmitir ao vivo para a sua página, é uma boa ideia começar transmitindo somente para si mesmo antes.

2. Enfrente o medo

Provavelmente você ficará muito nervoso antes de ir ao ar pela primeira vez. Não se preocupe, isso é perfeitamente normal! E se sentir nervoso é uma coisa boa!

Apenas lembre-se, as coisas não serão perfeitas, e é normal que algo dê errado. Esta é uma das razões pelas quais as pessoas adoram as transmissões ao vivo - a chance de as coisas darem errado!

3. Apresente-se

Quando você começar a fazer uma Live pública, apresente-se assim que começar a transmissão. Mas as apresentações não devem parar por aí.
Se o seu vídeo tiver mais do que alguns minutos, pode ser que tenha novas pessoas assistindo. Portanto, você também precisa se certificar de se representar em intervalos regulares durante o vídeo. É uma cortesia para o espectador, e ajudará você a construir seguidores.

4. Seja espontâneo

Tente ser o mais criativo, divertido e aceite sua humanidade e capacidade de cometer erros. Muitas vezes, isso é melhor quando você se torna praticado na arte da transmissão ao vivo

5. Torne seu vídeo visualmente atraente

A forma como você apresenta o vídeo é apenas uma parte da criação de uma transmissão bem-sucedida do Facebook Live. Você também precisa pensar sobre o que mais está acontecendo em seu vídeo.

Existem algumas coisas que você pode tentar fazer para tornar seu vídeo mais atrativo aos espectadores:
  • Mude a iluminação.
  • Experimente cenários e planos de fundo diferentes.
  • Pense no ruído ambiente.
  • Tente usar vários temas do Facebook Live.
  • Considere usar um tripé para um vídeo mais estável. 

6. Conheça o seu público-alvo

Para quem você quer falar? Você não deseja uma incompatibilidade grosseira com seu estilo de vídeo e as preferências do tipo de espectador que você deseja atrair.
Depois de transmitir alguns vídeos, você pode usar algumas ferramentas especiais de análise do Facebook Live, para saber mais sobre o desempenho dos seus vídeos. As informações incluem informações demográficas, o número de pessoas atingidas, o pico de transmissões ao vivo e o tempo médio de exibição.

7. Reforce sua autoridade

Se você tem um número considerável de pessoas assistindo seu vídeo no Facebook Live, está na hora de criar credibilidade. Se as pessoas acharem que você é uma pessoa confiável, é mais provável que elas compartilhem seu vídeo com amigos e familiares.

8. Transmita somente com Internet de qualidade.

Ninguém quer assistir a um vídeo que tenha pixels, buffers ou problemas de áudio. É uma maneira infalível de fazer com que os espectadores desistam de assistir ao seu vídeo.
Por isso, apenas faça Live quando estiver em uma conexão de Internet estável.

9. Tenha um roteiro

Crie um esboço para o seu vídeo. Isso fará com que seus vídeos pareçam mais profissionais.
Você não precisa pré-escrever todas as frases. Faça algumas anotações das principais coisas que deseja mencionar, junto com qualquer outro material de apoio, como citações, fatos, números e assim por diante.

10. Teste o melhor horário

No início, tente transmitir em diferentes momentos do dia para descobrir o que é melhor para o seu público. Pense no que seu público provavelmente fará no momento de sua transmissão - eles estarão no trabalho ou em casa?

Talvez seja necessário pensar nos fusos horários também. Se você tem telespectadores de Portugal, por exemplo, é melhor fazer suas lives mais cedo, a fim de pegar eles acordados. Continue testando e você descobrirá o melhor momento para você.

Leia também: As 10 maiores redes sociais em 2019. Acompanhe as últimas notícias de tecnologia aqui no Oficina da Net. Sempre trazendo conteúdos novos e produtos interessantes.

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Carregar comentários