Se você tem uma conta no Facebook, pode já ter se perguntado se essa rede social é segura. Muitas pessoas inclusive acabam excluindo sua conta do Facebook porque acreditam que a rede social não oferece segurança para si. E não é pra menos. São inúmeras notícias de empresas sendo hackeadas, informações sendo roubadas, bem como todo o problema de roubo de identidade pessoal, você pode ficar se perguntando se o Facebook é seguro de usar.

O Facebook é seguro?

Mas então, há riscos para quem está no Facebook? No geral, o Facebook como site é sim bastante seguro. Há segurança interna que ajuda a proteger você e suas informações. Um nível primário de segurança que o Facebook usa é chamado de Secure Socket Layer (SSL). Em suma, este tipo de segurança criptografa quaisquer dados transmitidos durante o uso do Facebook, desde credenciais de login até as conversas de bate-papo.

Veja também: 

Os servidores do Facebook, aonde os dados são armazenados e protegidos, também têm sua própria segurança integrada. Existem sistemas anti-invasão no local, para ajudar a impedir que hackers entrem, invadam e roubem seus dados. 

O Facebook também integra alguns programas antivírus e anti-spyware, para manter seus sistemas limpos e livres de ameaças de segurança que podem surgir de infecções por vírus e spyware. Basicamente, o Facebook trabalha duro para manter seus dados trancados e protegidos de outras pessoas, que possam tentar usar suas informações de maneira ameaçadora ou ilegal.

Mas, mesmo assim você deve estar pensando nas grandes violações de dados que já correram no Facebook. A natureza e a escala das operações dessa rede social tornam quase impossível garantir que não hajam grandes violações de dados, que exponham altamente as pessoas.

Por um lado, a rede cresceu tanto que é quase impossível de se proteger completamente. O Facebook é tão grande e complicado, que mesmo os melhores engenheiros de software do mundo, muitos dos quais de fato trabalham lá, não podem projetar e codificar razoavelmente bem a rede social, o suficiente para evitar conseqüências imprevistas, como os erros que já aconteceram. Então, se você vai permanecer usando o Facebook, tenha em mente que ele provavelmente nunca será 100% seguro.

Como ficar mais seguro no Facebook?

Há também maneiras de melhorar a segurança de seus dados enquanto estiver no Facebook, além do que o Facebook já faz para protegê-lo.

Quando você entra no Facebook, você fornece uma senha. Essa senha é algo que você tem controle total, e serve para impedir o acesso de outras pessoas à sua conta. Usando combinações de letras maiúsculas, letras minúsculas e números, você pode criar uma senha que seja bem difícil de descobrir. Seu objetivo é tornar sua senha algo que só você poderia descobrir.

Evite a todo custo, senhas fáceis e previsíveis, como a utilização do seu nome, nome de parentes próximos ou números de data de aniversário. Uma pessoa má intencionada, até mesmo do seu círculo social, pode tentar essas alternativas para invadir sua conta e acabar acertando.

Você também nunca deve dar sua senha a ninguém, nem mesmo a alguém que você confia. Essa senha é para você e você apenas. Mantenha-a apenas em sua mente , pois isso ajudará a manter sua conta segura.

Familiarize-se com as técnicas de phishing. Por exemplo, se você receber um e-mail que parece ser do Facebook, pedindo seu nome de usuário, senha ou qualquer informação pessoal, exclua-o imediatamente. O Facebook nunca pede essa informação. Os e-mails que solicitam esse tipo de informação são formas comuns de outras pessoas obterem acesso à sua conta.

Outra maneira de manter sua conta segura é certificar-se de que o navegador da Internet, os plugins do navegador e o sistema operacional estejam atualizados. Isso fará com que você tenha os recursos de segurança mais atuais em seu sistema.

Por fim, é importante que você tenha um programa antivírus e anti-spyware instalado no seu computador. Mantenha este programa sempre atualizado, o que ajuda a evitar infecções por vírus e spyware, reduzindo enormemente as chances de suas informações pessoais e senhas serem roubadas.

Se você não quer mais participar do Facebook, veja como excluir o Facebook definitivamente?

Você também pode melhorar a segurança da sua rede social. Veja essas dicas para aumentar a privacidade no Facebook.