Nas próximas semanas, o Facebook e o Instagram lançarão novos recursos em um painel que deve ajudar os usuários a gerenciar o tempo que passam nos aplicativos. A iniciativa foi motivada após resultados de estudo feito pelo Facebook mostrarem o mal à saúde que é causado pelos ciclos viciosos das redes e aplicativos sociais.

O novo painel serve basicamente para informar ao usuário de quanto tempo ele gastou usando o aplicativo, junto de ferramentas para poder definir limites diários e desativar as notificações temporariamente. Quanto aos nomes, no Facebook se chama "Sua hora no Facebook" e no Instagram se chama "Sua Atividade".

A estratégia envolve deixar 1% dos usuários sem os novos recursos, para que se possa fazer um teste comparativo com quem vai experimentá-lo. Aos poucos, a ferramenta vai chegar para todos, globalmente. A novidade já era esperada, pois há alguns meses atrás, capturas de tela foram vazadas na web, e nelas é possível ver que o design das duas ferramentas — do Facebook e do Instagram —, são idênticas. Repare abaixo:

(Imagem: The Verge)
(Imagem: The Verge)

Os novos recursos podem ser encontrados no menu hambúrguer (três linhas verticais) do app, na parte que dirá "Seu tempo no Facebook". Já no Instagram você encontrará o recurso "Sua atividade" nas configurações. Lá, ele vai mostrar ao usuário um gráfico de barras no qual mostra o tempo gasto no aplicativo a cada dia da semana. Se achar que gastou tempo demais na rede social, o usuário poderá escolher um tempo limite de uso.

Digamos que você escolha passar um tempo total de 1 hora para navegar pela rede. Quando esse horário for atingido, um lembrete surgirá na tela, mas ele não obriga a sair do aplicativo, você pode continuar utilizando o celular por quanto tempo quiser. E ainda: é possível modificar as notificações do painel, podendo até silenciá-las durante 8 horas.