O Facebook, como bem sabemos, recentemente, enfrentou um grande problema de violação de dados. A partir de então, a companhia luta para que os seus usuários possam se sentir seguros dentro da rede social. Porém, ao que tudo indica, a tarefa não está sendo fácil.

A última da vez envolvendo o Facebook é que as listas das pessoas bloqueadas podem estar a perigo, ou seja, uma falha fez com que a rede social removesse vários usuários de tais listas durante alguns dias.

O problema foi revelado na segunda-feira (2) por Erin Egan, chefe de privacidade do Facebook. De acordo com o comunicado, cerca de 800 mil usuários tiveram ao menos uma pessoa retirada da sua lista de bloqueios entre 29 de maio e 5 junho.

No período, o status de amizade não foi alterado, porém, as publicações públicas puderam ser vistas pela pessoa que estava bloqueada. No entanto, vale ressaltar, os posts que estavam visíveis somente para os amigos continuaram inalterados.

Com a remoção do bloqueio, ficou permitido o envio de solicitações de amizade, bem como o início de uma conversa através do Messenger.

Falha no Facebook faz com que perfis sejam desbloqueados.
Falha no Facebook faz com que perfis sejam desbloqueados.

De acordo com o Facebook, os dados dos usuários são armazenados em pares chamados de "associações". Eles acabam controlando os posts que as pessoas veem e ainda as ações que elas podem tomar.

Deste modo, o bug conseguiu excluir algumas dessas associações no Facebook e também no Messenger, e assim ocorreu a perda dos bloqueios.

"Esse problema foi corrigido e todos foram bloqueados novamente", informou Egan. 

Atualmente, o Facebook conta com mais de 2 bilhões de usuários, assim, o bug atingiu apenas uma pequena parcela deles. De qualquer forma, o problema pode ter causado situações nada agradáveis, já que, de acordo com o próprio executivo, muitas situações levam ao bloqueio de algum usuário como o fim de um relacionamento, desejo de evitar conteúdos desagradáveis e até situações de assédio e bullying.

Os usuários que foram afetados com o problema irão receber avisos em que o Facebook recomenda a revisão da lista de contatos bloqueados.