A tecnologia está realmente em um nível extraordinário, com avanços cada vez mais velozes. A inteligência artificial, por exemplo, é um campo bastante amplo que pretende ser usada para sanar diversos problemas, dos mais simples aos casos que exigem uma maior atenção. A novidade da vez é que o Facebook deverá usar a inteligência artificial para ajudar o seu público em uma questão que incomoda muita gente: fotos com os olhos fechados.

Conforme revelação, a companhia de Mark Zuckerberg utiliza o Generative Adversarial Network (GAN, na sigla em inglês), que é o sistema de aprendizado em máquina que utiliza duas redes neurais. Uma delas é a responsável pelo reconhecimento do rosto das pessoas, já a segunda replica a imagem em questão e desenha em cima dela os olhos do usuário. Para fazer isso o sistema usa os dados de milhares de fotos do Facebook para conseguir definir o desenho de modo mais natural possível.

O resultado é realmente impressionante e pode fazer com que a maioria dos demais usuários nem perceba a modificação.
O resultado é realmente impressionante e pode fazer com que a maioria dos demais usuários nem perceba a modificação.

O resultado é realmente impressionante e pode fazer com que a maioria dos demais usuários nem perceba a modificação. Como sabemos, qualquer modificação feita nos olhos acaba deixando o restante do visual bastante conturbado, no entanto, no caso do Facebook, a mudança deixou todo o conteúdo em perfeita harmonia.

A tecnologia é considerada inovadora e por conta disso, pode apresentar algumas falhas. Assim sendo, não é em qualquer situação será possível abrir os olhos das pessoas, as condições precisam estar certas para que tudo ocorra bem. Por exemplo, em casos em que o cabelo cobre a visão dos olhos, é praticamente impossível resolver o problema.

De qualquer modo, podemos perceber como a inteligência artificial pode agir nos pequenos detalhes e assim, imaginar o que o futuro nos reserva em relação ao assunto.