Como já sabemos, o Facebook costuma aderir a causas sociais com algum tipo de customização nas interações da sua plataforma. O dia 1º de junho marca o início do mês do Orgulho LGBTQ+, sendo assim, a rede social começa a oferecer alguns diferenciais. Nesta temporada é possível usar mais molduras para fotos de perfil, bem como textos e planos de fundo direcionados ao tema, como também filtros para o Messenger.

Porém, para quem sentiu falta da bandeira de arco-íris que foi oferecida no ano passado e ainda alguns botões de reação, uma notícia não muito agradável: Desta vez, o Facebook não irá oferecer nenhuma outra opção personalizada para datas comemorativas.

Facebook não contará mais com famoso botão gratidão. Rede social não irá fornecer customização para datas comemorativas.
Facebook não contará mais com famoso botão gratidão. Rede social não irá fornecer customização para datas comemorativas. Usuários terão que aproveitar filtros, molduras   e afins disponíveis.                         

Quem não lembra da flor roxa de gratidão oferecida pela rede social no Dia das Mães de 2016 e 2017? Pois bem, para quem sentiu saudade dela, ela não será mais disponibilizada. Além disso, as versões em homenagem aos 50 anos de Star Trek, quando o "Curtir", "Amei", "Haha", "Uau", "Triste" e "Grr" deram lugar a ícones que representavam a franquia de Gene Roddenberry, não serão repetidos.

O Business Insider procurou a rede social para comentar o assunto. A porta-voz Lisa Stratton foi enfática: "não vamos mais fazer reações personalizadas para grandes feriados ou momentos da cultura". A razão para a mudança não foi mencionada.

De qualquer forma, ainda será possível continuar celebrando os acontecimentos de outras formas no Facebook, seja através de molduras, enviando mensagens ou outras alternativas possíveis.

E você, costumava usar as ações comemorativas ofertadas pelo Facebook? Vai sentir falta de alguma delas?