Recentemente, o Facebook anunciou que irá combater as famosas Fake News no Brasil, além disso, também está trabalhando para tornas a rede social ainda mais segura online. Para isso, ela tem tomado algumas medidas importantes.

Em relação a divulgação de conteúdo como, por exemplo, pornografia, terrorismo, discurso de ódio, spam e contas falsas (que no geral são usadas para os fins mencionados), a rede social de Mark Zuckerberg começou a fechar o cerco, ou seja, está removendo do ar cada uma delas.

No primeiro trimestre, segundo o próprio Facebook, já foram removidos 837 milhões de SPAMs (excluídos até mesmo antes de uma alguma denúncia).

Entres janeiro e março desse ano, o Facebook ainda deletou 583 milhões de contas falsas. As informações foram divulgadas nessa terça-feira (15) no relatório de Transparência dos padrões de Comunidade.

Facebook já desativou mais de 583 milhões de constas falsas somente neste ano.
Facebook já desativou mais de 583 milhões de constas falsas somente neste ano.

A remoção das contas e também de conteúdos potencialmente ofensivo foram possíveis em virtude à ferramentas de inteligência artificial do Facebook, que colaboraram na identificação de 96% das 21 milhões de postagens analisadas.

A cada 10 mil publicações vistas pelos usuários, entre 7 e 9 contavam com material que violava os termos da plataforma.                      

A rede social acredita que, mesmo com a remoção de mais de 580 milhões de contas, ainda exista entre 3% e 4% das contas ativas que são falsas.

Vale lembrar que, recentemente, o Facebook foi alvo de um vazamento de dados de milhões de usuários. As atuais atitudes mostram que a plataforma está fazendo o possível para reconquistar a confiança de seus usuários e deixar a experiência de uso cada vez mais segura para todos.

E você, acredita que o Facebook está fazendo o possível para proteger os seus usuários?