Dias atrás, o Facebook publicou várias dicas para ajudar os usuários do Brasil a identificarem as famosas Fake News.

Mesmo assim, no país, o combate às notícias falsas através da rede social de Mark Zuckerberg está ainda em fase inicial. A plataforma, por sua vez, anunciou um serviço que pretende reduzir em até 80% a disseminação desse tipo de material.

A plataforma, em parceria com a "Aos Fatos" e "Agência Lupa", duas agências nacionais de checagem de fatos, irá lançar na próxima semana um programa direcionado para verificação de notícias.

As empresas ficarão responsáveis por avaliar as Fake News e a ainda a sua suposta veracidade. Assim sendo, caso se tratarem de notícias falsas, além dos administradores das páginas serem avisados e proibidos, a sua distribuição no Feed de Notícias será reduzida.

Facebook revela serviço para combater notícias falsas no Brasil.
Facebook revela serviço para combater notícias falsas no Brasil.

Nos casos em que há reincidência de publicações falsas, as páginas irão perder a habilidade de impulsionar qualquer tipo de postagem ou mesmo promover anúncios.                                                         

Vale mencionar que estamos em ano eleitoral, sendo assim, a disseminação de notícias se torna ainda maior.                                   

De qualquer forma, ainda não sabemos a razão principal do Facebook ter focado no Brasil, poder ser justamente porque rumores dão conta que as Fake News teriam influenciado diretamente nas eleições estadunidenses em 2016, quando Donald Trump foi eleito.

Ainda é cedo também para saber se o programa proposto por Mark Zuckerberg irá funcionar no Brasil. A boa notícia é que a rede social parece realmente estar empenhada para conter a disseminação desse tipo de conteúdo.

E você, o que pensa sobre o assunto: Acredita que a propagação de notícias falsas no Brasil irá diminuir?