Na segunda - feira (02), o Facebook e a Agência Lupa, que é uma agência de notícias que efetua o grau de veracidade de informações que circulam pelo país, no Dia Internacional da Checagem (#FactChecklt), firmaram uma parceria a fim de elaborar um projeto para as eleições de 2018, chamado de Projeto Lupe. Com isso, serão elaboradas estratégias para checagem de todos os conteúdos envolvendo as eleições, entre as quais quatro foram mencionadas.

1 -  Verificação de declarações de candidatos à Presidência

Ao decorrer do período eleitoral, serão verificadas as declarações dos candidatos à Presidência. Todas publicações, tanto em formato de texto como em vídeo serão verificadas e também as publicações de candidatos a governador.

2 - No Messenger, um bot confrontará palavras-chave

Nas perguntas efetuadas pelas pessoas, um bot do Messenger vai confrontar as palavras-chaves com o acervo da Agência Lupa. Posteriormente, vai apresentar uma análise, concluindo se a informação é verdadeira, falsa ou exagerada, além de indicar links em que o eleitor pode encontrar mais dados sobre determinado tema.

Para isso, a Agência Lupa se tornou parceria do AppCívico trazendo um sistema tecnológico ao Brasil, cuja inspiração foi dada pela plataforma fact-checking Les Decodéurus/Le Monde, a qual foi utilizada em 2017 durante as eleições presidenciais da França.

Campanhas eleitorais de 2018 serão checadas na rede social
Campanhas eleitorais de 2018 serão checadas na rede social

O diretor-executivo do App Cívico, Thiago Rondon, argumentou "A equipe do AppCívico acredita que as tecnologias cívicas são fundamentais para dar voz aos cidadãos. O objetivo do bot no Messenger que estamos desenvolvendo é oferecer checagens de maneira acessível e ágil. O bot poderá ser usado por outros veículos de imprensa, em suas Páginas de Facebook".

3 - Checagens de Boatos

Serão realizados levantamentos sobre os "mitos-zumbis", os boatos que giram em torno dos candidatos afetando as suas reputações. O trabalho será efetuado pelas próprias equipes de campanhas e pelos próprios candidatos, onde a Agência Lupa ficará responsável pelo processo de verificação e pela distribuição de conteúdo.

4 - Checagem sobre as regras eleitorais brasileiras

Neste quesito, partindo da checagem efetuada pela Lupa com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), o principal objetivo é esclarecer boatos como voto em branco vai para quem tem mais votos ou então, se mais de 50% dos eleitores anularem o voto, a eleição precisa ser refeita.

A diretora da agência Lupa, Cristina Tardáguila, salientou "Quando as pessoas estão bem informadas, elas podem tomar decisões mais acertadas. Queremos ajudar os eleitores a encontrar dados corretos sobre aqueles que poderão vir a ser os líderes do país".

Em nota, a líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para América Latina, Cláudia Gurfinkel reforça que o apoio a Agência Lupa só agrega nos esforços da plataforma em tentar acabar com as fake news. Queremos, ao mesmo tempo, reduzir a desinformação e promover conteúdo jornalístico de alta qualidade na plataforma. O combate à desinformação é um desafio de toda a sociedade e, por isso, estamos trabalhando em parceria com especialistas e organizações, como a Agência Lupa."