Oficina da Net Logo

Após coleta indevida de dados, usuários processam Facebook

Facebook não está em boa fase! Rede Social está sendo processada por coleta de dados indevidos dos usuários.

Por | @oficinadanet Facebook

O Facebook, como bem sabemos, está envolvido em uma grande encrenca sobre o uso de dados privados de usuários pela Cambridge Analytica para pode influenciar os eleitores nas eleições dos Estados Unidos.

O caso mais recente envolve a informação de que o Facebook estaria coletando dados de chamadas e SMS em smartphones Android sem a permissão dos usuários. Neste episódio, Mark Zuckerberg veio a público e negou as informações.

Facebook é processado por coletada de dados sem permissão.Facebook é processado por coletada de dados sem permissão.

Leia também:

“Você deve ter visto reportagens recentes de que o Facebook tem registrado o histórico de ligações de pessoas e SMS de texto sem a permissão das pessoas. Mas isso não é o caso”, informou o Facebook.

Em seu comunicado oficial, o Facebook disse que a telemetria de chamadas e mensagens ajuda as pessoas a se manterem conectadas na rede social, mostrando quem se importa com ela e que gostaria de tê-la como contato também. A medida serve, então, para indicação de possíveis amigos a serem adicionados, bem como organização do feed de notícias.

De qualquer forma, mesmo após todas as explicações por parte do Facebook, muitos usuários não se sentiram seguros o suficiente sobre as informações que poderiam estar sendo coletadas através do histórico de chamadas e SMS e, por conta disso, resolveram processar a rede social com argumento de violação de privacidade.

A ação em questão foi movida nos Estados Unidos e representa todos os usuários do Facebook. A medida cobra também mais explicações da rede social, levando em consideração que o uso de tais dados precisa ser mais esclarecido para todos.

O Facebook, por sua vez, havia comentado anteriormente que usava esses dados de chamadas e SMS para melhorar o seu mecanismo de indicação de amigos. A explicação, no entanto, não convenceu boa parte dos usuários.

Não temos informações sobre o julgamento da questão, muito menos quando irá acontecer. De qualquer forma, o Facebook vai ter que se esforçar para defender a companhia.

MAIS SOBRE: #Facebook  #processo  #redesocial  #SMS
Comentários
Siga o nosso Instagram!

Estamos lá também: @oficinadanetoficial

Seguir o Instagram do Oficina da Net