Após coleta indevida de dados, usuários processam Facebook

Facebook não está em boa fase! Rede Social está sendo processada por coleta de dados indevidos dos usuários.

Por | @oficinadanet Facebook

O Facebook, como bem sabemos, está envolvido em uma grande encrenca sobre o uso de dados privados de usuários pela Cambridge Analytica para pode influenciar os eleitores nas eleições dos Estados Unidos.

O caso mais recente envolve a informação de que o Facebook estaria coletando dados de chamadas e SMS em smartphones Android sem a permissão dos usuários. Neste episódio, Mark Zuckerberg veio a público e negou as informações.

Facebook é processado por coletada de dados sem permissão.Facebook é processado por coletada de dados sem permissão.

Leia também:

“Você deve ter visto reportagens recentes de que o Facebook tem registrado o histórico de ligações de pessoas e SMS de texto sem a permissão das pessoas. Mas isso não é o caso”, informou o Facebook.

Em seu comunicado oficial, o Facebook disse que a telemetria de chamadas e mensagens ajuda as pessoas a se manterem conectadas na rede social, mostrando quem se importa com ela e que gostaria de tê-la como contato também. A medida serve, então, para indicação de possíveis amigos a serem adicionados, bem como organização do feed de notícias.

De qualquer forma, mesmo após todas as explicações por parte do Facebook, muitos usuários não se sentiram seguros o suficiente sobre as informações que poderiam estar sendo coletadas através do histórico de chamadas e SMS e, por conta disso, resolveram processar a rede social com argumento de violação de privacidade.

A ação em questão foi movida nos Estados Unidos e representa todos os usuários do Facebook. A medida cobra também mais explicações da rede social, levando em consideração que o uso de tais dados precisa ser mais esclarecido para todos.

O Facebook, por sua vez, havia comentado anteriormente que usava esses dados de chamadas e SMS para melhorar o seu mecanismo de indicação de amigos. A explicação, no entanto, não convenceu boa parte dos usuários.

Não temos informações sobre o julgamento da questão, muito menos quando irá acontecer. De qualquer forma, o Facebook vai ter que se esforçar para defender a companhia.

DEIXE SEU COMENTÁRIOComente aqui
RecomendadoEnquete
Qual navegador você usa?
Chrome(62,54%)
Edge(14,75%)
Firefox(9,73%)
Opera(7,37%)
Safari(5,60%)
Assine a nossa newsletter

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar