O Wall Street Journal disse através de uma publicação que o Facebook não espia o que os seus usuários conversam através do microfone, o que contraria um rumor que circulava pela internet. De acordo com o porta-voz da empresa, para fazer isso é preciso "recursos demais", o que é desnecessário tanto nas mensagens de voz quanto nas escritas.

A declaração acaba sendo um verdadeiro alívio para quem estava preocupado com a invasão de privacidade. Vale mencionar que, atualmente, os smartphones e computadores monitoram as atividades do usuário, porém, de modo bastante básico. Assim, caso seja visto algum vídeo no YouTube ou mesmo realizado uma pesquisa de algum item, o algoritmo da plataforma começará a exibir propagandas e postagens direcionadas ao que foi visto.

Facebook diz que sai muito caro espiar seus usuários.
Facebook diz que sai muito caro espiar seus usuários.

O assunto privacidade nas redes sociais, além de recorrente, é bastante polêmica. O Facebook, por exemplo, no ano passado, precisou pagar uma quantia de 50 mil euros ao órgão fiscalizador de proteção de dados da França, já que foi alegado que a rede social não faz nada para impedir que dados de usuários sejam acessados por anunciantes. O órgão também deu um prazo para que o Facebook parasse de rastrear as atividades dos usuários sem consentimento.

Vale mencionar que o Facebook costumar liberar vídeos com finalidade de expor medidas de proteção do perfil do usuário.