O Facebook, em 2015, apresentou a M, sua assistente virtual do Messenger. Nos Estados Unidos ela trouxe funções como a sugestão de stickers e ainda a criação de compromissos na agenda baseado na conversa entre os usuários.

A assistente só chegou ao Brasil em outubro do ano passado e trouxe poucas funções com o Facebook, porém, com promessa de integrar algumas novidades no futuro. No entanto, os usuários, ao que tudo indica, não terão mais como aproveitar a assistente M.

Facebook desiste de sua assistente virtual.
Facebook desiste de sua assistente virtual.

De acordo com o The Verge, o Facebook irá desativar a assistente em 19 de janeiro alegando que ela foi apenas um experimento.

O Facebook, por sua vez, após o site postar a informação, acabou confirmando o fim da assistente e ainda disse que todos os funcionários que trabalhavam no sistema serão realocados para outros setores da empresa.

Confira a declaração do Facebook:

"Hoje, compartilhamos com as pessoas que têm acesso ao nosso projeto fechado  M, anunciado pela primeira vez em agosto de 2015, que o dia 19 de janeiro é o último dia em que o serviço estará disponível. Lançamos este projeto para saber o que as pessoas precisavam e esperavam de um assistente e nós aprendemos muito. Estamos levando essas informações úteis para impulsionar outros projetos de AI no Facebook. Continuamos muito satisfeitos com o desempenho das sugestões de M no Messenger, alimentadas por nossas aprendizagens a partir desta experiência."