O Facebook é uma das redes sociais mais usadas no mundo todo, em razão disso, costuma ser amplamente explorada como meio de marketing, porém, de modo meio contraditório e de certa forma abusivo.

Certamente a maioria dos usuários já se deparou com algum pedido de curtidas, comentários ou mesmo o compartilhamento de algum post, seja para participar de sorteios ou mesmo por puro sensacionalismo. No entanto, parece que nem todas as pessoas estão satisfeitas com essas atitudes, bem como a rede social.

Pedir curtidas, comentários e compartilhamentos irá gerar punição do Facebook.
Pedir curtidas, comentários e compartilhamentos irá gerar punição do Facebook.

A notícia da vez é que tais situações não serão mais encontradas daqui um tempo, já que a rede social de Mark Zuckerberg já está tomando medidas. A ideia é penalizar todo e qualquer conteúdo que implora por engajamento, o chamado "engagement bait".

Deste modo, as páginas que usam curtidas, marcações em fotos, comentários, e também compartilhamentos para conseguir uma maior notoriedade de modo não-natural  receberão punições.

A punição está envolvida na redução do alcance das publicações, o que acabará diretamente afetando a prática.

Inicialmente, quem infringir a nova regra, sob bom comportamento, conseguirá voltar a ter o mesmo alcance de visibilidade nas suas publicações, porém, após outras infrações o mesmo não será mais possível.

Vale mencionar que em alguns casos o engajamento ainda será permitido, como na divulgação de crianças desaparecidas, levantamento de dinheiro para uma causa, ou mesmo dicas de viagens.

A chamada machine learning será a responsável pela filtragem dos conteúdos.