O Facebook, recentemente, publicou um texto em que cita os malefícios e benefícios do uso das redes sociais. O material, assinado pelo diretor de pesquisas David Ginsberg e pela pesquisadora Moira Burke, diz que o Facebook pode ser ruim para a mente das pessoas que consomem as publicações de modo passivo, ou seja, sem ter uma interação.

No texto a dupla cita um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que fez um experimento com vários estudantes que passavam apenas 10 minutos lendo as publicações, enquanto outros utilizam o Facebook para conversar com os amigos e também comentar as postagens. O grupo que apenas lia os posts revelou em testes um humor mais negativo quando comparado aos outros. Para completar, estudos parecidos das Unidades de San Diego e Yale foram mencionados.

Facebook diz que passividade nas redes sociais não faz bem para saúde mental.
Facebook diz que passividade nas redes sociais não faz bem para saúde mental.

Um estudo realizado pela Universidade Carnegie Melon também diz que conversar com familiares e amigos antigos através da rede social representa uma melhora no humor dos indivíduos. A interação, além disso, pode colaborar em casos de depressão e no combate do sentimento de solidão.

Para completar, uma pesquisa da Universidade Cornell mostrou que as pessoas ficam duas vezes mais propensas a acessar o Facebook para deixar as preocupações de lado, trazendo benefícios para a saúde mental vendo fotos e posts do passado.

Na postagem eles ainda mencionam sobre as mudanças nos algoritmos para uma melhoria no feed de notícias e recursos de aproximação das pessoas. Porém, é muito importante a conscientização dos usuários sobre a qualidade do acesso, que está ligada como ele acessa a rede social.

Por fim, outras informações adicionadas ao texto são as novas funcionalidades que a rede social irá trazer: o botão "Soneca", que irá bloquear contatos pelo período de um mês e ainda o chamado "Dê um tempo", que irá bloquear postagens e mensagens dos ex-namorados.