Nas redes sociais o compartilhamento de boatos e notícias falsas continua sendo um grande problema para as companhias. No Facebook ainda é possível encontrar várias informações que não são verídicas, e mesmo assim, os usuários insistem em compartilhar. Para resolver a situação, nesta quinta-feira (5), a rede social de Mark Zuckerberg anunciou uma nova estratégia para combater a propagação de informações não verdadeiras dentro da plataforma.

A novidade em questão é um botão que acompanha posts de artigos na rede social e que exibe um pouco mais do contexto sobre aquele assunto ou mesmo sobre a página que está compartilhando o conteúdo. O teste, por enquanto, está restrito para apenas alguns usuários nos Estados Unidos.

Para combater boatos, Facebook inicia os testes de exibição de contexto em posts.
Para combater boatos, Facebook inicia os testes de exibição de contexto em posts.

"Essa nova função foi criada para oferecer às pessoas algumas das ferramentas de que elas precisam para tomar uma decisão informada sobre quais histórias elas leem, compartilham e confiam", disse o Facebook no anúncio da novidade.

Caso não haja informações disponíveis, o card que contém o contexto irá alertar para a falta de informação sobre a página ou assunto, o que pode indicar ainda que a fonte não seja tão confiável.

Essa é mais uma tentativa de acabar com os posts falsos. No entanto, os usuários também precisam ficar atentos antes de compartilharem certas informações. Em caso de dúvida sobre a veracidade da informação, é indicado que se faça uma busca na internet sobre o tema.