O Facebook passará a usar o GPS do smartphone das pessoas para poder servir anúncios através do feed de notícias. Com isso, a rede social de Mark Zuckerberg irá passar a mostrar propaganda de lojas físicas após o usuário visita-la pessoalmente.

As propagandas, atualmente, que aparecem no Facebook estão baseadas no histórico de sites que a pessoa acessou, bem como páginas e assuntos curtidos e ainda pesquisas por determinados produtos feitas em buscadores como o Google. No entanto, em breve, a localização do usuário também servirá de informação para os anunciantes.

Facebook mostrará mídias em lojas físicas
Facebook mostrará mídias em lojas físicas

Nesta sexta-feira (22), as ferramentas que permitem tal rastreamento foram liberadas aos anunciantes e devem começar a ser usadas já nas próximas semanas. Deste modo, não fique surpreso se caso visitar uma loja específica pessoalmente e depois a propaganda dela começar a surgir no Facebook.

O Facebook, no entanto, garante que o usuário poderá escolher se quer ou não compartilhar os seus dados de localização com os anunciantes através das configurações da sua conta. Por enquanto, a nova ferramenta está disponível apenas com um grupo pequeno de anunciantes parceiros da rede social.

Ainda não há informações se a abrangência será apenas para os Estados Unidos ou ainda demais países.