O Facebook está sempre tentando melhorar o aproveitamento dos usuários na rede social. Por isso, a ideia é priorizar sites que carregam mais rápido na versão móvel.

"Durante os próximos meses vamos fazer uma atualização no Feed de Notícias para mostrar às pessoas mais histórias que carregam rapidamente na versão móvel e menos histórias que podem demorar mais para carregar", disse a companhia.

De acordo com o Facebook, as pessoas costumam abandonar um site quando ele demorar muito para abrir. Do total, 40% dos visitantes permanecem apenas três segundos em um site caso ele demore muito para carregar.

Facebook instant articles
Facebook instant articles

"Descobrimos que, quando as pessoas têm que esperar que um site carregue por muito tempo, elas abandonam o link em que clicaram", escreveram os engenheiros do Facebook, Jiayi Wen e Shengbo Guo, que assinam o texto.

Levando em consideração tudo isso, a intenção agora é mostrar conteúdo que os usuários tenham interesse, bem como consigam ler, em vez de coisas que até podem ser legais, porém demoram muito para carregar, e assim, os usuários acabam desistindo de acompanhar o conteúdo.

De agora em diante, assim que um usuário clicar em uma publicação do aplicativo da rede social, o Facebook irá considerar o tempo em que o site leva para carregar. Fatores como a conexão do usuário e ainda a velocidade da página serão levados em consideração. Em suma, se os sinais indicarem que a página carrega mais rápido, o link irá aparecer mais próximo do topo no feed de notícias.