O Homem-Aranha é um dos personagens da Marvel mais queridos de todos os tempos. Conhecido como "o amigo da vizinhança", o cabeça de teia ficou ainda mais popular depois que protagonizou filmes solos e de outros universos no cinema, como dos Vingadores. Neste artigo, vamos explorar todos os filmes do Homem-Aranha e também as produções cinematográficas de outros personagens do universo do teioso.

Homem-Aranha (2002)

Homem-Aranha (2002)
Homem-Aranha (2002)

Tido como um dos melhores filmes do personagem, "Homem-Aranha" de 2002, dirigido por Sam Raimi, conta a história de como tudo começou com Peter Parker (Tobey Maguire), um estudante do ensino médio, que adquire poderes sobre-humanos após ser picado por uma aranha geneticamente modificada. Decidindo usar suas novas habilidades para combater o crime em Nova York, ele se torna o herói mascarado conhecido como Homem-Aranha. Enquanto lida com sua vida dupla, Peter enfrenta o poderoso vilão Duende Verde (Willem Dafoe), que é a identidade alter ego do cientista Norman Osborn.

Homem-Aranha está disponível na Netflix.

Homem-Aranha 2 (2004)

Homem-Aranha 2 (2004)
Homem-Aranha 2 (2004)

Em "Homem-Aranha 2", lançado em 2004 e também dirigido por Sam Raimi, Peter Parker (Tobey Maguire) continua a enfrentar os desafios de equilibrar sua vida como Homem-Aranha e suas responsabilidades pessoais. Enquanto busca estabilidade em seus relacionamentos com Mary Jane (Kirsten Dunst) e seus amigos, ele enfrenta um novo inimigo: o brilhante cientista Otto Octavius (Alfred Molina), que, após um experimento fracassado, se torna o perigoso Doutor Octopus.

Homem-Aranha 2 está disponível na Netflix.

Homem-Aranha 3 (2007)

Homem-Aranha 3 (2007)
Homem-Aranha 3 (2007)

"Homem-Aranha 3", de 2007, novamente dirigido por Sam Raimi, segue a jornada de Peter Parker, agora enfrentando novos desafios quando o simbionte alienígena se une a ele, amplificando suas habilidades e também sua agressividade. Ao mesmo tempo, ele enfrenta dois poderosos inimigos: o vingativo Homem-Areia (Thomas Haden Church) e o assustador Venom (Topher Grace), que é a versão corrupta do próprio rival de Peter, Eddie Brock.

Homem-Aranha 3 está disponível no Disney+.

O Espetacular Homem-Aranha (2012)

O Espetacular Homem-Aranha (2012)
O Espetacular Homem-Aranha (2012)

"O Espetacular Homem-Aranha" (2012), dirigido por Marc Webb, marca o reínicio da trama, agora com Andrew Garfield assumindo o papel de Peter Parker. Nesta versão, Peter se envolve romanticamente com Gwen Stacy (Emma Stone), a filha do chefe da polícia, enquanto enfrenta o vilão Lagarto (Rhys Ifans), a identidade alter ego do Dr. Curt Connors, um cientista que sofre uma transformação genética desastrosa.

O Espetacular Homem-Aranha está disponivel no Disney+.

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014)

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014)
O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014)

Em 2014, foi lançado "O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro", dirigido novamente por Marc Webb. Desta vez, Peter Parker (Andrew Garfield) confronta o poderoso Electro (Jamie Foxx), a identidade alter ego do desvalorizado engenheiro Max Dillon, que após um acidente se torna um ser com controle sobre eletricidade.

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro está disponível no Disney+.

Capitão América: Guerra Civil (2016)

Capitão América: Guerra Civil (2016)
Capitão América: Guerra Civil (2016)

Este filme não é necessariamente do teioso, mas conta com usa hilária participação. "Capitão América: Guerra Civil" (2016), dirigido por Anthony e Joe Russo, é um filme da Marvel que segue os eventos após "Vingadores: Era de Ultron". O Capitão América (Chris Evans) e o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) encontram-se em lados opostos da questão, levando a uma divisão profunda na equipe. O nosso querido cabeça de teia é recrutado para ajudar a equipe de Tony Stark.

Capitão América: Guerra Civil está disponível no Disney+.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

"Homem-Aranha: De Volta ao Lar",lançado em 2017, é o primeiro filme do Homem-Aranha dentro do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). O filme acompanha Peter Parker (Tom Holland), um adolescente entusiasmado por sua recente experiência ao lado dos Vingadores em "Capitão América: Guerra Civil". Neste filme, Peter se depara com o vilão Abutre (Michael Keaton), a identidade alter ego do empreiteiro Adrian Toomes.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar está disponível na Netflix.

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Mais um filme dos Vingadores que conta com a participação do teioso é "Guerra Infinita", de 2018. Thanos está em busca das seis Joias do Infinito, pedras de poder extremo que, quando reunidas em sua Manopla do Infinito, concedem ao portador controle absoluto sobre a realidade. Os Vingadores e seus aliados precisam se unir para impedir Thanos de coletar todas as Joias, mas enfrentam a ameaça mais devastadora e formidável que já encontraram.

Vingadores: Guerra Infinita está disponível no Disney+.

Venom (2018)

Venom (2018)
Venom (2018)

"Venom" (2018), dirigido por Ruben Fleischer, é um filme que se passa fora do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), mas ainda é baseado no universo dos quadrinhos da Marvel. O filme segue Eddie Brock (Tom Hardy), um jornalista investigativo que entra em contato com um simbionte alienígena conhecido como Venom. O simbionte se funde com Eddie, concedendo-lhe incríveis habilidades sobre-humanas, mas também desencadeia uma personalidade violenta e agressiva. Ainda que o filme não conte com nenhuma participação do Homem-Aranha, ele precisa estar nessa lista por ser um importante vilão do teioso.

Venom está disponível no Disney+.

Vingadores: Ultimato (2019)

Vingadores: Ultimato (2019)
Vingadores: Ultimato (2019)

A última participação do "miranha" ao lado dos Vingadores acontece em "Vingadores: Ultimato", de 2019, dirigido novamente por Anthony e Joe Russo, e é o épico desfecho da saga dos Vingadores no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). O filme começa após o devastador evento de "Vingadores: Guerra Infinita", em que o vilão Thanos obliterou metade da vida no universo com o estalar de seus dedos usando a Manopla do Infinito completa. A cena em que o teioso aparece pela primeira vez nesse filme é simplesmente épica.

Vingadores: Ultimato está disponível no Disney+.

Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)
Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

Voltando ao universo independente do teioso, "Homem-Aranha: Longe de Casa" (2019), se passa após os eventos de "Vingadores: Ultimato". O filme segue Peter Parker (Tom Holland) e seus colegas de classe em uma viagem de férias para a Europa. Peter está ansioso para aproveitar o tempo com seus amigos e confessar seus sentimentos por MJ (Zendaya). No entanto, a tranquilidade é interrompida quando Nick Fury (Samuel L. Jackson) o recruta para ajudar a combater as misteriosas ameaças dos Elementais, seres destrutivos de outra dimensão.

Homem-Aranha: Longe de Casa está disponível na Netflix.

Homem-Aranha: No Aranhaverso (2019)

Homem-Aranha: No Aranhaverso (2019)
Homem-Aranha: No Aranhaverso (2019)

"Homem-Aranha: No Aranhaverso",lançado em 2019, é uma nova sobrevida ao personagem cabeça de teia, agora em uma animação emocionante e inovadora da Sony. O filme apresenta uma versão diferente do herói, Miles Morales, inspirada nas HQs do Universo Ultimate de Brian Bendis e na saga do Aranhaverso. Ele é um adolescente do Brooklyn que ganha poderes de aranha após ser mordido por uma aranha radioativa. Ele logo descobre que não é o único Homem-Aranha, e que existem outras versões do herói de diferentes realidades.

Homem-Aranha: No Aranhaverso está disponível no Disney+.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021)

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021)
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021)

"Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" (2021), também dirigido por Jon Watts, é o terceiro filme do Homem-Aranha no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). O enredo começa logo após os eventos de "Homem-Aranha: Longe de Casa", em que a identidade de Peter Parker (Tom Holland) é revelada ao público pelo vilão Mysterio. Com a vida de Peter virando de cabeça para baixo, ele procura a ajuda do Doutor Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) para desfazer o feitiço que expôs sua identidade.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa está disponível no HBO Max.

Venom: Tempo de Carnificina (2021)

Venom: Tempo de Carnificina (2021)
Venom: Tempo de Carnificina (2021)

O primeiro filme do Venom recebeu algumas críticas, mas não o suficiente para impedir o lançamento de "Venom: Tempo de Carnificina", em 2021. Novamente dirigido por Andy Serkis, o filme continua a história de Eddie Brock (Tom Hardy) e o simbionte Venom, que agora vivem juntos como uma estranha dupla em um relacionamento simbiótico. Nesta sequência, um novo vilão entra em cena: Cletus Kasady (Woody Harrelson), um perigoso serial killer que se torna o hospedeiro do simbionte Carnificina.

Venom: Tempo de Carnificina está disponível no HBO Max.

Morbius (2022)

Morbius (2022)
Morbius (2022)

Outro clássico personagem do universo do teioso é "Morbius", nome também do filme produzido pela Sony Pictures, que faz parte do universo baseado nos personagens secundários e antagonistas do Homem-Aranha. A trama acompanha Michael Morbius (Jared Leto), um talentoso cientista com uma doença degenerativa que vê nos morcegos uma possível cura para si e seu melhor amigo, Milo (interpretado por Matt Smith). Ao tentar manipular a genética desses animais para salvar suas vidas, Morbius acidentalmente se transforma em uma criatura conhecida como o Vampiro Vivo.

Morbius está disponível no HBO Max.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023)

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023)
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023)

"Homem-Aranha: Através do Aranhaverso" (2023) é a aguardada sequência do aclamado "Homem-Aranha: No Aranhaverso", que busca expandir ainda mais o universo e cativar o público novamente. O filme acompanha Miles Morales, o adorado protagonista que é ainda mais divertido e interessante que Peter Parker, enquanto ele passa por um processo de crescimento no meio da adolescência. Após ganhar poderes com a picada de uma aranha, Miles tenta conciliar sua vida com a consciência de que existe um universo paralelo com a presença de Gwen, a Mulher-Aranha que conquistou seu coração.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso está disponível somente nos cinemas.